Se você entendeu o conceito de filas, não terá qualquer dificuldade para entender as pilhas. Aqui vamos imaginar uma pilha de cartas de baralho, ok? Se formos adicionando cartas uma em cima da outra, teremos uma pilha. No entanto, se em determinado momento quisermos começar a retirar as cartas, uma a uma, a última carta colocada será a primeira a ser retirada. Este é o conceito de pilha! Enquanto nas filas o primeiro elemento a chegar era o primeiro a sair, nas pilhas o primeiro elemento a chegar é o último a sair, pois todos os outros estarão em cima dele e precisarão ser retirados primeiro.
Para criarmos essa estrutura em C#, utilizamos o comando Stack, vejam:

O foreach, no final do código, é para realizar a impressão da pilha. Vejamos como ela está:

Percebam que o último elemento a ser adicionado é o primeiro a aparecer, ou seja, o
primeiro que sairá da pilha caso retiremos algum elemento. Essa é a grande diferença entre fila e pilha.
Exibindo o primeiro elemento da pilha
Para exibir o primeiro elemento de uma pilha o método a ser chamado é o mesmo do utilizado nas filas, o Peek.

Executando, teremos:

Removendo um elemento da pilha
O comando que remove elementos de uma pilha é o Pop. Vejam um exemplo de sua utilização
abaixo:

Inseri dois foreach, um antes da remoção e outro logo em seguida, para demonstrar, no Console, a alteração na pilha. Vejamos como ficou:

Notem que a primeira carta, que foi a última a ser inserida, foi removida.
Contando elementos de uma pilha
Assim como numa fila, aqui também temos o método Count, que nos retorna um inteiro com o
número de elementos presentes na pilha.

Executando o código, teremos:

Aí está nossa variável contendo o número de elementos presentes na pilha.
Excluindo todos os elementos da pilha
Para limparmos toda a pilha, deixando-a sem qualquer elemento, devemos utilizar o método Clear(), exatamente como fizemos na fila.

Com o foreach do final do código, vamos tentar exibir a pilha:

Está vazia, ou seja, os elemento foram corretamente removidos.
Bem, estas foram as funções que separei sobre pilhas. Assim como as filas, são muito utilizadas em jogos, mas seu uso
é totalmente genérico. Seguramente você as usará em breve!
Com pilhas eu encerrei essa parte básica sobre C#. Alguns dos tópicos explicados até poderiam ter sido feitos
utilizando a interface gráfica no lugar do Console, mas isso poderia dispersar sua atenção. A partir do próximo tópico
já utilizarei a interface gráfica, ou seja, os famosos Windows Forms, com botões, menus,
radiobuttons, checkbox, imagens, enfim, não mais teremos esta tela preta do Console nos exemplos! Teremos um minicurso
mais bonito e interessante, pois teremos a aparência de uma aplicação real. Se você acompanhou tudo até aqui e
absorveu boa parte do que foi explicado, ótimo! Saiba que a parte mais entediante já passou!
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Asteroids
O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.
Música tema do Blanka
Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
Mouse
O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.
Mario em Donkey Kong
O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.
Mega Man
A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.
Street Fighter 2
Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Nintendo Wii
Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!
Nintendo Entertainment System
O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.
Tomb Raider - O Filme
Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.
Computadores de 1,5 tonelada
Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.