Os comboboxes são caixas que armazenam diversas opções para que o usuário selecione. Assim como os RadioButtons, elas permitem somente a escolha de uma opção. Aproveitando nosso projeto de exemplo, vamos inserir um ComboBox e alterar sua propriedade (Name) para "comboCompra", conforme figura abaixo:

ComboBox

Se executarmos o código agora e tentarmos abrir o ComboBox veremos que não há itens nele.

ComboBox

Populando um Combobox

Vamos ver como inserir itens nesse ComboBox, ou seja, como populá-lo. É bastante simples. Vou inserir as seguintes opções:

de 0 a 10
de 11 a 20
de 21 a 30
mais de 30

Vejam o código responsável por isso na imagem abaixo:

ComboBox

O detalhe para esse código é que ele está no bloco public Form1() e não no bloco vinculado ao clique do botão. Quando o colocamos no public Form1() ele é acionado no momento de criação do formulário.

Vejamos o código em ação agora:

ComboBox

Aí está nosso ComboBox populado.

Agora vamos imprimir o que foi selecionado nesse Combobox junto ao que já está sendo exibido em nossa caixa de mensagens da aplicação, que são o nome, os gêneros favoritos e o sexo. A alteração no código será bem pequena.

ComboBox

Agora vamos executar o código:

ComboBox

Agora temos a impressão da quantidade de músicas compradas também. No entanto, se o usuário não selecionar nenhuma opção do ComboBox, a impressão será assim:

ComboBox

Para impedir isso podemos efetuar mais esta mudança:

ComboBox

Agora, se não escolhermos nenhuma opção no ComboBox, teremos essa MessageBox como retorno:

ComboBox

Outra forma de impedirmos a impressão vazia do campo do ComboBox seria definir um valor padrão para ele. Suponhamos que esse valor fosse o “de 0 a 10”. Nosso código ficaria da seguinte forma:

ComboBox

Agora, ao executarmos o programa, o valor padrão já deverá surgir automaticamente inserido no ComboBox. Vou executá-lo:

ComboBox

Essas foram as funções básicas do ComboBox. Assim como as outras ferramentas mostradas, ele possui uma enorme quantidade de métodos para sua manipulação. O IntelliSense do Visual C# pode ajudar muito a explorá-los.

Com este tópico encerramos a primeira parte de ferramentas básicas. Na sequência falaremos sobre:

  • Como inserir imagens aos programas
  • Criar menus
  • Permitir que o usuário selecione uma data a partir de um calendário amigável
  • Utiliar o tooltip, que exibe dicas de utilização ao usuário
  • Inserir links aos programas


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.