Conforme vimos no primeiro tópico, um programa é um conjunto de instruções. Essas instruções, conforme
também já
conversamos, devem seguir uma sequência lógica, já que evidentemente não bastaríamos dar ordens, ainda
que corretas, mas
em ordem aleatória. Dessa forma o programa não funcionaria corretamente. Para que consigamos fazer uma
eficiente
sequência de instruções, devemos, antes de tudo, planejá-la. É nesse planejamento que entra o algoritmo.
Podemos definir o algoritmo como sendo o planejamento dessas instruções que irão compor o código do
programa. É como se
fosse uma matriz, uma “receita”, que permitirá que o programa seja corretamente criado, com instruções
perfeitamente
ordenadas. Um algoritmo deve conter absolutamente todas as instruções para a execução de determinada
tarefa, sendo
sempre o mais detalhado e explícito possível. O exemplo clássico de algoritmo é um manual de instruções.
Sim, isso pode
ser considerado um algoritmo. Vejam as ilustrações abaixo, que foram retiradas do manual de instruções
de instalação de
um Home Theater da LG.





Essa sequência ordenada de passos pode ser considerada um exemplo de algoritmo. Neste caso, o objetivo a ser atingido é a instalação correta da caixa acústica.

Vejam outro exemplo, ainda mais simples. Pensemos agora em um algoritmo para comermos as famosas
pastilhas de
chocolate “Confeti”, da Lacta.
O algoritmo seria algo como:
1- Pegue a embalagem de pastilhas.
2- Abra-a.
3- Pegue uma pastilha.
4- Coloque-a na boca.
5- Mastigue-a
6- Engula-a.
7- Repita o procedimento até que as pastilhas acabem.
8- Jogue a embalagem vazia no lixo.
Aqui ficou muito claro o papel de um algoritmo. Ele deve apenas descrever, detalhadamente, cada etapa do
processo, até
que o objetivo tenha sido alcançado.
Para encerrar, vou destacar duas observações:
1- Algoritmos devem ter um número finito de instruções.
2- As instruções devem ser curtas. O ideal é que cada um delas seja responsável por somente uma operação
dentro do
programa.
É isso.
No tópico seguinte falarei sobre variáveis.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
Mario e seu bigode
O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.
Asteroids
O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.
Senhas
Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.
Inteligência artificial
O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.
Mega Man
A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.
Civilization
A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.
Música tema do Blanka
Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.
Final Fantasy
O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.
Galaxy Game
As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.