Conforme vimos no primeiro tópico, um programa é um conjunto de instruções. Essas instruções, conforme
também já
conversamos, devem seguir uma sequência lógica, já que evidentemente não bastaríamos dar ordens, ainda
que corretas, mas
em ordem aleatória. Dessa forma o programa não funcionaria corretamente. Para que consigamos fazer uma
eficiente
sequência de instruções, devemos, antes de tudo, planejá-la. É nesse planejamento que entra o algoritmo.
Podemos definir o algoritmo como sendo o planejamento dessas instruções que irão compor o código do
programa. É como se
fosse uma matriz, uma “receita”, que permitirá que o programa seja corretamente criado, com instruções
perfeitamente
ordenadas. Um algoritmo deve conter absolutamente todas as instruções para a execução de determinada
tarefa, sendo
sempre o mais detalhado e explícito possível. O exemplo clássico de algoritmo é um manual de instruções.
Sim, isso pode
ser considerado um algoritmo. Vejam as ilustrações abaixo, que foram retiradas do manual de instruções
de instalação de
um Home Theater da LG.
Essa sequência ordenada de passos pode ser considerada um exemplo de algoritmo. Neste caso, o objetivo a ser atingido é a instalação correta da caixa acústica.
Vejam outro exemplo, ainda mais simples. Pensemos agora em um algoritmo para comermos as famosas
pastilhas de
chocolate “Confeti”, da Lacta.
O algoritmo seria algo como:
1- Pegue a embalagem de pastilhas.
2- Abra-a.
3- Pegue uma pastilha.
4- Coloque-a na boca.
5- Mastigue-a
6- Engula-a.
7- Repita o procedimento até que as pastilhas acabem.
8- Jogue a embalagem vazia no lixo.
Aqui ficou muito claro o papel de um algoritmo. Ele deve apenas descrever, detalhadamente, cada etapa do
processo, até
que o objetivo tenha sido alcançado.
Para encerrar, vou destacar duas observações:
1- Algoritmos devem ter um número finito de instruções.
2- As instruções devem ser curtas. O ideal é que cada um delas seja responsável por somente uma operação
dentro do
programa.
É isso.
No tópico seguinte falarei sobre variáveis.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Playstation
O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.
Duck Hunt
Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".
Final Fantasy X
O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
Inteligência artificial
O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.
Tetris
Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.
Space Invaders
A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
Música tema do Blanka
Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.
Asteroids
O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.
PC com barulho?
Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.
Mortal Kombat - O Filme
O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.










