Conforme vimos no primeiro tópico, um programa é um conjunto de instruções. Essas instruções, conforme
também já
conversamos, devem seguir uma sequência lógica, já que evidentemente não bastaríamos dar ordens, ainda
que corretas, mas
em ordem aleatória. Dessa forma o programa não funcionaria corretamente. Para que consigamos fazer uma
eficiente
sequência de instruções, devemos, antes de tudo, planejá-la. É nesse planejamento que entra o algoritmo.
Podemos definir o algoritmo como sendo o planejamento dessas instruções que irão compor o código do
programa. É como se
fosse uma matriz, uma “receita”, que permitirá que o programa seja corretamente criado, com instruções
perfeitamente
ordenadas. Um algoritmo deve conter absolutamente todas as instruções para a execução de determinada
tarefa, sendo
sempre o mais detalhado e explícito possível. O exemplo clássico de algoritmo é um manual de instruções.
Sim, isso pode
ser considerado um algoritmo. Vejam as ilustrações abaixo, que foram retiradas do manual de instruções
de instalação de
um Home Theater da LG.





Essa sequência ordenada de passos pode ser considerada um exemplo de algoritmo. Neste caso, o objetivo a ser atingido é a instalação correta da caixa acústica.

Vejam outro exemplo, ainda mais simples. Pensemos agora em um algoritmo para comermos as famosas
pastilhas de
chocolate “Confeti”, da Lacta.
O algoritmo seria algo como:
1- Pegue a embalagem de pastilhas.
2- Abra-a.
3- Pegue uma pastilha.
4- Coloque-a na boca.
5- Mastigue-a
6- Engula-a.
7- Repita o procedimento até que as pastilhas acabem.
8- Jogue a embalagem vazia no lixo.
Aqui ficou muito claro o papel de um algoritmo. Ele deve apenas descrever, detalhadamente, cada etapa do
processo, até
que o objetivo tenha sido alcançado.
Para encerrar, vou destacar duas observações:
1- Algoritmos devem ter um número finito de instruções.
2- As instruções devem ser curtas. O ideal é que cada um delas seja responsável por somente uma operação
dentro do
programa.
É isso.
No tópico seguinte falarei sobre variáveis.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Computadores de 1,5 tonelada
Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.
ENIAC
O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.
PC com barulho?
Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.
Inteligência artificial
O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.
Final Fantasy X
O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
Street Fighter 2
Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Space Invaders
A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
Muitos aplicativos
Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.
Duck Hunt
Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".