Bem, antes de começarmos a falar em como ligar nosso pequeno aplicativo a um banco de dados, resolvi acrescentar esse
tópico para falar de algumas propriedades simples, mas importantes do Visual C# e que ajudarão a melhorar a interface
dos programas.
Size
Vamos começar pela propriedade Size, dos formulários, pois nosso pequeno programa está,
neste momento, com 5 formulários, mas eles possuem tamanhos diferentes, o que evidentemente não é bom.
Vamos padronizar o tamanho de todos os formulários para 500 x 400, alterando a propriedade
Size, conforme figura abaixo:

Apenas o formulário frmSobre, vamos deixar com as dimensões 450 x 390.

Alinhando Componentes
Como é possível verificar na imagem acima, o botão “Salvar” ficou totalmente fora do centro, mas isso não é uma grande
preocupação, pois o Visual C# possui uma ferramenta que faz o alinhamento automático de qualquer componente, seja vertical ou horizontal, vejam onde essas importantes ferramentas se localizam:

Basta selecionar o componente que deseja centralizar e depois clicar nestes botões.
Alinhando Textos
Ainda falando sobre posicionamento, pode ser que dentro de um componente que possui texto, como um botão, você queira
alterar a localização deste texto. Para isso temos a propriedade TextAlign, pertencente
aos componentes do tipo Button, como ilustra a figura abaixo:

Percebam que alterei seu valor para “TopRight” e o texto contido no botão já se deslocou para o canto superior
direito. Através desta propriedade é possível posicionar o texto em qualquer região do
botão.
Alterando Cores de Fundo
Retornando ao processo de padronização dos formulários do nosso pequeno aplicativo, vamos mudar a cor padrão do fundo,
que é o cinza. Com o formulário selecionado, vamos clicar na propriedade BackColor e
efetuar essa alteração. Notem que é possível escolher cores na aba System, Web ou Custom.

Selecionarei a AntiqueWhite para todos, mas fiquem à vontade para selecionar qualquer
outra.
Alterando a posição inicial dos formulários
Também é possível modificar a posição inicial dos formulários, ou seja, o local em que eles
surgirão quando forem criados pelo programa. A propriedade que permite essa configuração é a StartPosition.
Vou definir, para todos os formulários, exceto o frmPrincipal, a posição centralizada na
tela, portanto definindo o valor como CenterScreen.

Alterando o título do formulário
Com um formulário selecionado, podemos modificar a propriedade Text e com isso definir o
texto que será exibido na barra de título, vejam o exemplo quando altero o valor, no formulário frmSobre, para “Sobre o Programa”:

Sugiro que alterem para todos os formulários, exibindo textos adequados às suas funções.
Inserindo uma imagem como fundo de um formulário
Assim como fizemos na tela de Splash, vamos inserir uma imagem qualquer no formulário principal do programa. Isso será
feito através da propriedade BackgroundImage.

Resumindo o que foi feito até agora...
Nosso aplicativo já não tem a cor cinza padrão nos fundos dos formulários, que já possuem todos o mesmo tamanho e
abrem centralizados na tela do Windows. Também foram adicionados títulos a cada formulário e, para encerrar, vamos
adicionar e centralizar botões de "Fechar" nos formulários frmAlteraCliente, frmCadastroCliente,
frmRemoveCliente e frmSobre, como ilustra a figura abaixo:

Estes botões são necessários para o caso do usuário querer apenas fechar o formulário, retornando ao anterior. Nos formulários onde já tínhamos um botão na parte inferior, vale uma interessante dica para centralizar os dois botões. A primeira coisa a ser feita é selecionar os dois, e isso pode ser feito segurando a tecla CTRL do teclado e clicando sobre os dois ou simplesmente selecionando-os com o cursor, como faríamos se quiséssemos demarcar uma área de uma figura. Se os dois estiverem selecionados, eles aparecerão em destaque, como a figura abaixo demonstra:

Feito isso é só clicar no botão “Alinhar horizontalmente” na barra superior, como já foi demonstrado anteriormente.
Vale lembrar também que para cada botão “Fechar” adicionado é necessário associar o código “Close();”.
Bem, com isso encerramos essa parte de dicas básicas para melhorar o layout. Em seguida
veremos como melhorar as caixas de mensagens.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Senhas
Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
River Raid
O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.
Mario em Donkey Kong
O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.
Mega Man
A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.
PDP-1
O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.
Cuidados com o notebook
Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.
Civilization
A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.
Muitos aplicativos
Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.
Space Invaders
O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.
Nintendo Wii
Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!
Tetris
O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.
Tomb Raider - O Filme
Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.
Recorde de patentes
A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.
Inteligência artificial
O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.
Música tema do Blanka
Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.
Tetris
Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.
Pac Man
Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.
Street Fighter 2
Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.