Passo 1:

Em sua página .aspx, crie a seguinte função:

function nomeFuncaoJavascript() {
                $.ajax({
                    type: "POST",
                    url: 'nomePagina.aspx/nomeFuncaoChamada',
                    data: "",
                    contentType: "application/json; charset=utf-8",
                    dataType: "json"                    
                });
            }

No trecho acima, a linha url contém o nome da página .aspx que contém a função que será chamada e, após a barra, o nome da função C# que será chamada, sem o parêntesis.

PASSO 2:

Na página .CS, crie uma função através de um WEBMETHOD, da seguinte forma:

[WebMethod]
        public static void nomeFuncaoChamada()
{
            //códigos da função...
}

Observação: caso você precise passar algum parâmetro para a função C#, basta configurar a função para receber este dado, por exemplo:

[WebMethod]
public static void nomeFuncaoChamada(string nomeSite)
{
            //códigos da função...
}

Então o parâmetro nomeSite será passado através do campo data da função Javascript, da seguinte forma:

 

function nomeFuncaoJavascript() {
                $.ajax({
                    type: "POST",
                    url: 'nomePagina.aspx/nomeFuncaoChamada',
                    data: "{nomeSite: 'Contém Bits'}",
                    contentType: "application/json; charset=utf-8",
                    dataType: "json"                    
                });
            }


Outras dicas de Asp.NET


Acessando ou modificando o label de uma Master Page

Adicionando itens a um Dropdownlist

Adicionando um atributo css dinamicamente

Alterando a cor padrão de um componente de texto (Textbox)

Alterando dinamicamente a cor do texto de um botão

Alterando o título da Master Page

Alterando o título de uma página filha

Associando uma classe CSS a um componente dinamicamente

Atualizando a página em tempo programado

Como chamar função C# a partir de Javascript

Convertendo DataSet em DataTable

Convertendo DataTable em DataSet

Criando e lendo Cookies

Criando um DataTable através de código C#

Criando, lendo e destruindo variáveis de sessão

Definindo um valor padrão em um Dropdownlist

Desabilitando o POST do Enter

Desabilitando o Postback de um botão

Diferença entre Session.RemoveAll, Session.Clear e Session.Abandon

Diferenças entre Label e Literal

Especificando Maxlength em campos multiline

Exceções mais comuns

Image Button passando valor para função C#

Impedindo a persistência de dados em DataTable através do comando Clear()

Impedindo dois cliques em um botão

Javascript capturando elementos na ContentPage

Lista de cores do método System.Drawing.Color

Ocultando coluna do DataGridView

Ocultando DIV na Master Page

Ocultando um elemento na Master Page

Percorrendo as linhas de um DataTable

Percorrendo um RadioButtonList

Retornando o dia da semana

Solicitando confirmação antes de um postback

Validando Radiobutton com Javascript

Validando tipos de arquivos para FileUpload

Validando um DropDownList através de Javascript

Verificando a existência de um Cookie

Verificando a existência de uma coluna em um DataSet

Você Sabia?

A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.