Exemplo de função simples que retorna uma string substituindo todos os acentos da entrada pelos seus respectivos caracteres sem acento. 

function removeAcentos($entrada){
    return preg_replace(array("/(á|à|ã|â|ä)/","/(Á|À|Ã|Â|Ä)/","/(é|è|ê|ë)/","/(É|È|Ê|Ë)/","/(í|ì|î|ï)/","/(Í|Ì|Î|Ï)/","/(ó|ò|õ|ô|ö)/","/(Ó|Ò|Õ|Ô|Ö)/","/(ú|ù|û|ü)/","/(Ú|Ù|Û|Ü)/","/(ñ)/","/(Ñ)/"),explode(" ","a A e E i I o O u U n N"),$entrada);
}

Se aplicarmos:

$texto = "Não foi o Sebastião quem levou a Andréia ao forró às 18h";

echo removeAcentos($texto);

Teremos como saída:

Nao foi o Sebastiao quem levou a Andreia ao forro as 18h


Outras dicas de PHP


Apagando variáveis de sessão

array_reverse - Invertendo um vetor

array_search - Procurando um item em um array

Capturando a extensão de um arquivo

Capturando dados de um checkbox

Casts - Convertendo tipos de dados

ceil - Arredondando números reais para cima

checkdate - Validando datas no código PHP

Como desabilitar checkbox

Como desabilitar um radiobutton

Como permitir somente o upload de imagens

Como remover espaços em branco de uma string

Como validar o upload de um arquivo via POST

Convertendo caracteres com acento para maiúsculo com mb_strtoupper

Corrigindo a formatação da página para exibir acentos

Corrigindo o erro 'invalid byte sequence for encoding' ao acessar o Postgres

Criando e lendo um cookie em PHP

Criando variáveis de sessão

Date - Exibindo horário em formato hh:mm:ss

define - Criando constantes

Desabilitando as mensagens de Deprecated Functions

empty - Verificando se variável está vazia

Entendendo as diferenças entre os comandos include e require

Entendendo as diferenças entre os comandos include_once e require_once

Exibindo uma imagem após o post

floor - Arredondando números reais para baixo

gettype - Obtendo o tipo de dado de uma variável

Impedindo SQL Injection

Imprimindo Arrays

join - Convertendo um array em string

max - Encontrando o maior elemento de um vetor

min - Encontrando o menor elemento de um vetor

mt_rand - Gerando números randômicos

number_format - Formatando números

Operador ternário

Passando caracteres especiais por GET

Passando dados por QueryString

Permitindo o upload somente de arquivos PDF e do Word

Redirecionando para outras páginas

Removendo acentos em PHP

Removendo cookies em PHP

Retornando para a página anterior

Round - Arredondando números float

Rsort - Ordenando os itens de um vetor em ordem alfabética decrescente

session_write_close - gravando dados e fechando a sessão

shuffle - Embaralhando elementos de um array

Sizeof - Contando os elementos de um vetor

Sort - Ordenando os itens de um vetor

strtolower - Deixando todos os caracteres em minúsculo

strtoupper - Deixando todos os caracteres em maiúsculo

str_replace - Substituindo caracteres em uma string

Trabalhando com datas em PHP

ucfirst - Deixando o primeiro caractere sempre maiúsculo

ucwords - Deixando o primeiro caractere de cada palavra maiúsculo

unset - Excluindo variáveis

unset - Removendo elementos de um array

var_dump - Analisando as variáveis

Você Sabia?

A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.