Assim como as funções include e require, a include_once, quando não encontra o arquivo a ser inserido, gera um alerta, ou seja, um warning, enquanto a require_once gera um erro fatal, interrompendo a execução. No entanto o que difere include_once e require_once de suas parentes são o fato de que elas permitem a inclusão de apenas um arquivo por página, por exemplo:
Se você utilizou o comando requide_once(“config.php”) em sua página e tenta executá-lo novamente, ou seja, efetuar a inclusão da página config.php novamente, a função não completará a operação e retornará o valor booleano false. Para códigos pequenos é fácil administrar essas inclusões, mas para arquivos grandes estas duas funções podem ser muito úteis.
Outras dicas de PHP
Apagando variáveis de sessão
array_reverse - Invertendo um vetor
array_search - Procurando um item em um array
Capturando a extensão de um arquivo
Capturando dados de um checkbox
Casts - Convertendo tipos de dados
ceil - Arredondando números reais para cima
checkdate - Validando datas no código PHP
Como desabilitar checkbox
Como desabilitar um radiobutton
Como permitir somente o upload de imagens
Como remover espaços em branco de uma string
Como validar o upload de um arquivo via POST
Convertendo caracteres com acento para maiúsculo com mb_strtoupper
Corrigindo a formatação da página para exibir acentos
Corrigindo o erro 'invalid byte sequence for encoding' ao acessar o Postgres
Criando e lendo um cookie em PHP
Criando variáveis de sessão
Date - Exibindo horário em formato hh:mm:ss
define - Criando constantes
Desabilitando as mensagens de Deprecated Functions
empty - Verificando se variável está vazia
Entendendo as diferenças entre os comandos include e require
Entendendo as diferenças entre os comandos include_once e require_once
Exibindo uma imagem após o post
floor - Arredondando números reais para baixo
gettype - Obtendo o tipo de dado de uma variável
Impedindo SQL Injection
Imprimindo Arrays
join - Convertendo um array em string
max - Encontrando o maior elemento de um vetor
min - Encontrando o menor elemento de um vetor
mt_rand - Gerando números randômicos
number_format - Formatando números
Operador ternário
Passando caracteres especiais por GET
Passando dados por QueryString
Permitindo o upload somente de arquivos PDF e do Word
Redirecionando para outras páginas
Removendo acentos em PHP
Removendo cookies em PHP
Retornando para a página anterior
Round - Arredondando números float
Rsort - Ordenando os itens de um vetor em ordem alfabética decrescente
session_write_close - gravando dados e fechando a sessão
shuffle - Embaralhando elementos de um array
Sizeof - Contando os elementos de um vetor
Sort - Ordenando os itens de um vetor
strtolower - Deixando todos os caracteres em minúsculo
strtoupper - Deixando todos os caracteres em maiúsculo
str_replace - Substituindo caracteres em uma string
Trabalhando com datas em PHP
ucfirst - Deixando o primeiro caractere sempre maiúsculo
ucwords - Deixando o primeiro caractere de cada palavra maiúsculo
unset - Excluindo variáveis
unset - Removendo elementos de um array
var_dump - Analisando as variáveis
Você Sabia?
River Raid
O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.
Tetris
Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.
Mario em Donkey Kong
O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.
Galaxy Game
As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.
Computadores de 1,5 tonelada
Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.