Os botões são a ferramenta mais básica de todo projeto. Vou inserir aqui, neste mesmo tutorial, a explicação das caixas de mensagem. Como primeiro passo, vamos criar um projeto e inserir um botão, como na imagem abaixo:

Botões e Caixas de Mensagem

Vamos começar a explorar as propriedades desse botão inserido. Com ele selecionado (para selecioná-lo basta dar um clique sobre ele), procure na janela do canto inferior direito, a opção (Name) e altere-a para Botao1, como ilustra a figura a seguir:

Botões e Caixas de Mensagem

Agora localize a propriedade Text e altere-a para “Exibir Mensagem”:

Botões e Caixas de Mensagem

Se após esse procedimento o botão não exibir totalmente a mensagem, você pode redimensioná-lo, assim como faz com uma janela do Windows, e aumentar o seu tamanho para que o texto seja corretamente exibido.

Botões e Caixas de Mensagem

Execute o código pressionando F5 ou clicando no triângulo verde, assim como fazíamos nos exemplos do Console. Surgirá um pequeno programa sem função alguma e com um botão no centro. Clicando no botão nada acontecerá, pois não existe código vinculado a ele.

Bem, vamos começar a atribuir comandos a essa interface. Feche o programa aberto e retorne ao Visual C#. Em seguida, clique duas vezes no botão “Exibir Mensagem”. Uma tela semelhante à imagem abaixo deve surgir:

Botões e Caixas de Mensagem

Importante!

Quando clicamos duas vezes em algum componente inserido ao projeto, o Visual C# cria o evento Click associado a ele. Foi isso que aconteceu neste exemplo. Como havíamos alterado a propriedade (Name) do componente para “Botao1”, clicando duas vezes sobre ele foi criada a função “Botao1_Click”. É importante que fique claro que as funções sempre obedecerão esse padrão: NomeDoComponente_Evento, vejam:

Botões e Caixas de Mensagem

Temos, então, uma nova aba criada no Visual C#, que é a Form1.cs, responsável por abrigar o código C# dos componentes. Através dessas abas, ilustradas na imagem abaixo, é possível alternar entre o desenvolvimento do código e da interface.

Botões e Caixas de Mensagem

MessageBox.Show

O código que criarmos dentro desta função Botao1_Click será acionado quando o botão for clicado. Para demonstrar isso vamos conhecer o comando MessageBox.Show, que serve para exibir mensagens na tela. O comando que vamos inserir ali dentro será:

MessageBox.Show("Este é o meu primeiro programa gráfico");

Nosso código deverá ficar como ilustra a imagem abaixo:

Botões e Caixas de Mensagem

Executando este pequeno aplicativo agora e clicando no botão “Exibir Mensagem”, receberemos uma caixa de mensagem com o texto definido previamente no código:

Botões e Caixas de Mensagem

Isso aconteceu porque vinculamos o comando MessageBox.Show("Este é o meu primeiro programa gráfico"); ao clique do botão chamado “Botao1”. As ferramentas do Visual C# funcionarão basicamente sempre dessa forma: um componente será vinculado a um evento.

E para comentar o método Show da classe MessageBox, trata-se de um método capaz de exibir mensagens na tela. Basta que passemos uma string como parâmetro e ela será exibida.

Nos próximos tópicos falarei sobre outras ferramentas básicas, mas aproveitarei este mesmo projeto, para facilitar.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.