Os botões são a ferramenta mais básica de todo projeto. Vou inserir aqui, neste mesmo tutorial, a explicação das caixas de mensagem. Como primeiro passo, vamos criar um projeto e inserir um botão, como na imagem abaixo:

Botões e Caixas de Mensagem

Vamos começar a explorar as propriedades desse botão inserido. Com ele selecionado (para selecioná-lo basta dar um clique sobre ele), procure na janela do canto inferior direito, a opção (Name) e altere-a para Botao1, como ilustra a figura a seguir:

Botões e Caixas de Mensagem

Agora localize a propriedade Text e altere-a para “Exibir Mensagem”:

Botões e Caixas de Mensagem

Se após esse procedimento o botão não exibir totalmente a mensagem, você pode redimensioná-lo, assim como faz com uma janela do Windows, e aumentar o seu tamanho para que o texto seja corretamente exibido.

Botões e Caixas de Mensagem

Execute o código pressionando F5 ou clicando no triângulo verde, assim como fazíamos nos exemplos do Console. Surgirá um pequeno programa sem função alguma e com um botão no centro. Clicando no botão nada acontecerá, pois não existe código vinculado a ele.

Bem, vamos começar a atribuir comandos a essa interface. Feche o programa aberto e retorne ao Visual C#. Em seguida, clique duas vezes no botão “Exibir Mensagem”. Uma tela semelhante à imagem abaixo deve surgir:

Botões e Caixas de Mensagem

Importante!

Quando clicamos duas vezes em algum componente inserido ao projeto, o Visual C# cria o evento Click associado a ele. Foi isso que aconteceu neste exemplo. Como havíamos alterado a propriedade (Name) do componente para “Botao1”, clicando duas vezes sobre ele foi criada a função “Botao1_Click”. É importante que fique claro que as funções sempre obedecerão esse padrão: NomeDoComponente_Evento, vejam:

Botões e Caixas de Mensagem

Temos, então, uma nova aba criada no Visual C#, que é a Form1.cs, responsável por abrigar o código C# dos componentes. Através dessas abas, ilustradas na imagem abaixo, é possível alternar entre o desenvolvimento do código e da interface.

Botões e Caixas de Mensagem

MessageBox.Show

O código que criarmos dentro desta função Botao1_Click será acionado quando o botão for clicado. Para demonstrar isso vamos conhecer o comando MessageBox.Show, que serve para exibir mensagens na tela. O comando que vamos inserir ali dentro será:

MessageBox.Show("Este é o meu primeiro programa gráfico");

Nosso código deverá ficar como ilustra a imagem abaixo:

Botões e Caixas de Mensagem

Executando este pequeno aplicativo agora e clicando no botão “Exibir Mensagem”, receberemos uma caixa de mensagem com o texto definido previamente no código:

Botões e Caixas de Mensagem

Isso aconteceu porque vinculamos o comando MessageBox.Show("Este é o meu primeiro programa gráfico"); ao clique do botão chamado “Botao1”. As ferramentas do Visual C# funcionarão basicamente sempre dessa forma: um componente será vinculado a um evento.

E para comentar o método Show da classe MessageBox, trata-se de um método capaz de exibir mensagens na tela. Basta que passemos uma string como parâmetro e ela será exibida.

Nos próximos tópicos falarei sobre outras ferramentas básicas, mas aproveitarei este mesmo projeto, para facilitar.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.