Os botões são a ferramenta mais básica de todo projeto. Vou inserir aqui, neste mesmo tutorial, a explicação das caixas de mensagem. Como primeiro passo, vamos criar um projeto e inserir um botão, como na imagem abaixo:
Vamos começar a explorar as propriedades desse botão inserido. Com ele selecionado (para selecioná-lo basta dar um clique sobre ele), procure na janela do canto inferior direito, a opção (Name) e altere-a para Botao1, como ilustra a figura a seguir:
Agora localize a propriedade Text e altere-a para “Exibir Mensagem”:
Se após esse procedimento o botão não exibir totalmente a mensagem, você pode redimensioná-lo, assim como faz com uma janela do Windows, e aumentar o seu tamanho para que o texto seja corretamente exibido.
Execute o código pressionando F5 ou clicando no triângulo verde, assim como fazíamos nos exemplos do Console. Surgirá um pequeno programa sem função alguma e com um botão no centro. Clicando no botão nada acontecerá, pois não existe código vinculado a ele.
Bem, vamos começar a atribuir comandos a essa interface. Feche o programa aberto e retorne ao Visual C#. Em seguida, clique duas vezes no botão “Exibir Mensagem”. Uma tela semelhante à imagem abaixo deve surgir:
Importante!
Quando clicamos duas vezes em algum componente inserido ao projeto, o Visual C# cria o evento Click associado a ele. Foi isso que aconteceu neste exemplo. Como havíamos alterado a propriedade (Name) do componente para “Botao1”, clicando duas vezes sobre ele foi criada a função “Botao1_Click”. É importante que fique claro que as funções sempre obedecerão esse padrão: NomeDoComponente_Evento, vejam:
Temos, então, uma nova aba criada no Visual C#, que é a Form1.cs, responsável por abrigar o código C# dos componentes. Através dessas abas, ilustradas na imagem abaixo, é possível alternar entre o desenvolvimento do código e da interface.
MessageBox.Show
O código que criarmos dentro desta função Botao1_Click será acionado quando o botão for clicado. Para demonstrar isso vamos conhecer o comando MessageBox.Show, que serve para exibir mensagens na tela. O comando que vamos inserir ali dentro será:
MessageBox.Show("Este é o meu primeiro programa gráfico");
Nosso código deverá ficar como ilustra a imagem abaixo:
Executando este pequeno aplicativo agora e clicando no botão “Exibir Mensagem”, receberemos uma caixa de mensagem com o texto definido previamente no código:
Isso aconteceu porque vinculamos o comando MessageBox.Show("Este é o meu primeiro programa gráfico"); ao clique do botão chamado “Botao1”. As ferramentas do Visual C# funcionarão basicamente sempre dessa forma: um componente será vinculado a um evento.
E para comentar o método Show da classe MessageBox, trata-se de um método capaz de exibir mensagens na tela. Basta que passemos uma string como parâmetro e ela será exibida.
Nos próximos tópicos falarei sobre outras ferramentas básicas, mas aproveitarei este mesmo projeto, para facilitar.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Mario em Donkey Kong
O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.
Recorde de patentes
A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
PC com barulho?
Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.
ENIAC
O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.
Cuidados com o notebook
Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.
Pac Man
Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.
Muitos aplicativos
Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.
Duck Hunt
Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".
Ultima Online
Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras
Mario e seu bigode
O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.
Tomb Raider - O Filme
Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.
Tetris
O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.
Mortal Kombat - O Filme
O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.
Computadores de 1,5 tonelada
Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.
Street Fighter 2
Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Space Invaders
O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.
Asteroids
O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.