Assim como no tutorial sobre vetores, vou direto ao código, partindo do princípio que você já sabe a teoria sobre matrizes. Caso não saiba ou tenha alguma dúvida, dê uma olhada no tópico "Matrizes" no minicurso de Lógica primeiro, ok? É importante!

Bem, matrizes nada mais são do que vetores de duas dimensões. A sintaxe e a lógica por trás delas são praticamente as mesmas dos vetores, no entanto agora temos que nos preocupar com dois ou mais índices e não apenas um, mas isso em nada torna o código mais complexo. Vejam abaixo a criação de uma matriz 2x2:

Matrizes - C#

Na verdade é uma sintaxe muito parecida com a de um vetor. Vejam quais são as diferenças:

Matrizes - C#

Uma matriz, assim como um vetor, possui seu índice começando pelo número zero e não pelo valor um. Portanto, teremos as posições distribuídas da seguinte forma:

Matrizes - C#

Agora vamos inserir valores nela:

matriz22[0,0] = 8;
matriz22[0,1] = 4;
matriz22[1,0] = 3;
matriz22[1,1] = 9;

Para imprimir uma matriz devemos utilizar um for aninhado, que é um for dentro de outro. Segue um exemplo:

Matrizes - C#

E a saída, exibindo nossa matriz, seria:

Matrizes - C#

Também é possível já criar a matriz e inicializá-la com valores, conforme mostra o código abaixo:

Matrizes - C#

Essa matriz, quando exibida no Console, terá três linhas e duas colunas, vejam:

Matrizes - C#

O interessante é que quando uma matriz já é inicializada com valores, não é necessário especificar suas dimensões. Ela pode se ajustar de acordo com a quantidade de dados inseridos. Vejam esse código abaixo:

Matrizes - C#

Vejam a impressão da mesma:

Matrizes - C#

Matrizes multidimensionais

É importante dizer que podemos criar matrizes de mais de duas dimensões. Para criar, por exemplo, uma matriz de 3 dimensões, devemos proceder da seguinte maneira:

Matrizes - C#

Aqui temos uma matriz 2x2x2, ou seja, com duas linhas, duas colunas e dois níveis de profundidade.

Matrizes podem ser criadas de quantas dimensões forem necessárias. Podemos criar algo como:

Matrizes - C#

Aí teremos uma matriz 2x2x2x3x3, ou seja, uma matriz de 5 dimensões. Não tente imaginar como ela deve ser e muito menos tente trabalhar com isso. Eu apenas citei o exemplo para que você saiba que os computadores podem trabalhar com todas essas dimensões, mas nós, humanos, não podemos sequer imagina-las, portanto lembre-se que matrizes são incrivelmente úteis e é pouco provável que você nunca tenha que trabalhar com elas, mas contente-se com apenas duas dimensões (linhas e colunas), ok? Trabalhe com três somente se houver uma razão muito forte para isso, pois a chance de você errar a lógica do código por imaginar a informação na dimensão errada é muito grande. Já vi casos em que uma matriz de 3 dimensões foi transformada em uma matriz 2x2 e mais um vetor e o código ficou muito mais legível. Resumindo, sempre que puder usar apenas duas dimensões, será melhor.

Para encerrar, lembro que assim como nos vetores, as matrizes aceitam diversos tipos de dados, como char, double, string, dentre outros.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.