Assim como no tutorial sobre vetores, vou direto ao código, partindo do princípio que você já sabe a teoria sobre
matrizes. Caso não saiba ou tenha alguma dúvida, dê uma olhada no tópico "Matrizes" no minicurso de Lógica primeiro, ok?
É importante!
Bem, matrizes nada mais são do que vetores de duas dimensões. A sintaxe e a lógica por trás
delas são praticamente as mesmas dos vetores, no entanto agora temos que nos preocupar com dois ou
mais índices e não apenas um, mas isso em nada torna o código mais complexo. Vejam abaixo a criação de uma
matriz 2x2:
Na verdade é uma sintaxe muito parecida com a de um vetor. Vejam quais são as diferenças:
Uma matriz, assim como um vetor, possui seu índice começando pelo número zero e não pelo valor um. Portanto, teremos as posições distribuídas da seguinte forma:
Agora vamos inserir valores nela:
matriz22[0,0] = 8;
matriz22[0,1] = 4;
matriz22[1,0] = 3;
matriz22[1,1] = 9;
Para imprimir uma matriz devemos utilizar um for aninhado, que é um for dentro de outro.
Segue um exemplo:
E a saída, exibindo nossa matriz, seria:
Também é possível já criar a matriz e inicializá-la com valores, conforme mostra o código abaixo:
Essa matriz, quando exibida no Console, terá três linhas e duas colunas, vejam:
O interessante é que quando uma matriz já é inicializada com valores, não é necessário especificar suas dimensões. Ela pode se ajustar de acordo com a quantidade de dados inseridos. Vejam esse código abaixo:
Vejam a impressão da mesma:
Matrizes multidimensionais
É importante dizer que podemos criar matrizes de mais de duas dimensões. Para criar, por exemplo, uma matriz de 3
dimensões, devemos proceder da seguinte maneira:
Aqui temos uma matriz 2x2x2, ou seja, com duas linhas, duas colunas e dois níveis de
profundidade.
Matrizes podem ser criadas de quantas dimensões forem necessárias. Podemos criar algo como:
Aí teremos uma matriz 2x2x2x3x3, ou seja, uma matriz de 5 dimensões. Não tente imaginar como ela deve ser e muito
menos tente trabalhar com isso. Eu apenas citei o exemplo para que você saiba que os computadores podem trabalhar com
todas essas dimensões, mas nós, humanos, não podemos sequer imagina-las, portanto lembre-se que matrizes são
incrivelmente úteis e é pouco provável que você nunca tenha que trabalhar com elas, mas contente-se com apenas duas
dimensões (linhas e colunas), ok? Trabalhe com três somente se houver uma razão muito forte para isso, pois a chance
de você errar a lógica do código por imaginar a informação na dimensão errada é muito grande. Já vi casos em que uma
matriz de 3 dimensões foi transformada em uma matriz 2x2 e mais um vetor e o código ficou
muito mais legível. Resumindo, sempre que puder usar apenas duas dimensões, será melhor.
Para encerrar, lembro que assim como nos vetores, as matrizes aceitam diversos tipos de dados,
como char, double, string, dentre outros.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
PDP-1
O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.
Street Fighter 2
Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Galaxy Game
As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.
Tomb Raider - O Filme
Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.
Mortal Kombat - O Filme
O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.
Mega Man
A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.
Nintendo Entertainment System
O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.
Civilization
A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.