Assim como no tutorial sobre vetores, vou direto ao código, partindo do princípio que você já sabe a teoria sobre
matrizes. Caso não saiba ou tenha alguma dúvida, dê uma olhada no tópico "Matrizes" no minicurso de Lógica primeiro, ok?
É importante!
Bem, matrizes nada mais são do que vetores de duas dimensões. A sintaxe e a lógica por trás
delas são praticamente as mesmas dos vetores, no entanto agora temos que nos preocupar com dois ou
mais índices e não apenas um, mas isso em nada torna o código mais complexo. Vejam abaixo a criação de uma
matriz 2x2:
Na verdade é uma sintaxe muito parecida com a de um vetor. Vejam quais são as diferenças:
Uma matriz, assim como um vetor, possui seu índice começando pelo número zero e não pelo valor um. Portanto, teremos as posições distribuídas da seguinte forma:
Agora vamos inserir valores nela:
matriz22[0,0] = 8;
matriz22[0,1] = 4;
matriz22[1,0] = 3;
matriz22[1,1] = 9;
Para imprimir uma matriz devemos utilizar um for aninhado, que é um for dentro de outro.
Segue um exemplo:
E a saída, exibindo nossa matriz, seria:
Também é possível já criar a matriz e inicializá-la com valores, conforme mostra o código abaixo:
Essa matriz, quando exibida no Console, terá três linhas e duas colunas, vejam:
O interessante é que quando uma matriz já é inicializada com valores, não é necessário especificar suas dimensões. Ela pode se ajustar de acordo com a quantidade de dados inseridos. Vejam esse código abaixo:
Vejam a impressão da mesma:
Matrizes multidimensionais
É importante dizer que podemos criar matrizes de mais de duas dimensões. Para criar, por exemplo, uma matriz de 3
dimensões, devemos proceder da seguinte maneira:
Aqui temos uma matriz 2x2x2, ou seja, com duas linhas, duas colunas e dois níveis de
profundidade.
Matrizes podem ser criadas de quantas dimensões forem necessárias. Podemos criar algo como:
Aí teremos uma matriz 2x2x2x3x3, ou seja, uma matriz de 5 dimensões. Não tente imaginar como ela deve ser e muito
menos tente trabalhar com isso. Eu apenas citei o exemplo para que você saiba que os computadores podem trabalhar com
todas essas dimensões, mas nós, humanos, não podemos sequer imagina-las, portanto lembre-se que matrizes são
incrivelmente úteis e é pouco provável que você nunca tenha que trabalhar com elas, mas contente-se com apenas duas
dimensões (linhas e colunas), ok? Trabalhe com três somente se houver uma razão muito forte para isso, pois a chance
de você errar a lógica do código por imaginar a informação na dimensão errada é muito grande. Já vi casos em que uma
matriz de 3 dimensões foi transformada em uma matriz 2x2 e mais um vetor e o código ficou
muito mais legível. Resumindo, sempre que puder usar apenas duas dimensões, será melhor.
Para encerrar, lembro que assim como nos vetores, as matrizes aceitam diversos tipos de dados,
como char, double, string, dentre outros.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Space Invaders
A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
Muitos aplicativos
Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.
Mario e seu bigode
O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.
Playstation
O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.
Inteligência artificial
O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.
PC com barulho?
Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.
Street Fighter 2
Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Pac Man
Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.