Agora que já sabemos o que é um vetor, fica muito simples compreender as Matrizes. No tópico anterior eu comparei os vetores com armários e suas gavetas. O armário era o vetor e as gavetas eram os índices do vetor. Aqui vou utilizar o mesmo exemplo. Vejam a figura abaixo:



Notaram alguma diferença deste armário para o que eu usei no exemplo dos vetores? Acho que sim. Nos vetores eu coloquei um vetor contendo somente uma “coluna” de gavetas. Aqui temos mais de uma. A boa notícia é que esta é a única diferença entre um vetor e uma matriz. As matrizes são, na verdade, vetores multidimensionais, ou seja, que podem possuir várias “colunas de gavetas”.

Na imagem acima temos o que seria um exemplo de matriz 10 x 3, ou seja com 10 linhas e 3 colunas. A observação fica também por conta do início da contagem do índice a partir do número zero, tanto para as linhas quanto para as colunas. Vejam a ilustração disso abaixo, com linhas e colunas iniciando seus índices a partir do zero:



O acesso às gavetas, ou seja, às posições da Matriz, deve ser feita sempre especificando a linha e a coluna da mesma. Vejam as ilustrações abaixo:




Imaginando que nossa matriz se chamasse “MinhaMatriz”, acessaríamos esta última gaveta da seguinte forma:

MinhaMatriz[9,2];

Assim como acontece nos vetores, nas matrizes as dimensões são definidas no momento de sua criação. Veremos isso na prática mais adiante.

Com isso encerramos mais este importante assunto. Na sequência falarei sobre Pseudocódigo.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.