Estruturas de repetição também são chamadas de laço ou loop, pois elas envolvem um bloco de código e o repetem por determinada quantidade de vezes. A estrutura for é uma delas e sua sintaxe é bastante simples. Utilizamos esse tipo de estrutura de repetição quando sabemos o número de vezes que o ciclo deve acontecer.

A execução do comando for se divide em 4 etapas, que são:


Inicialização
Teste
Execução
Atualização

Vamos criar um exemplo bastante simples, onde queiramos exibir os números de 1 a 5 na tela. Adicionei também uma frase para explicar cada execução. Nosso código ficará assim:

Estrutura de Repetição - For

Executando, teremos:

Estrutura de Repetição - For

Agora vou comentar o comando for:

Estrutura de Repetição - For

Entre parênteses e colorido eu coloquei a ordem em que as coisas acontecem numa estrutura do tipo for. O comando deve ser declarado e em seguida os parâmetros precisam ser colocados entre parênteses. A inicialização (1) é o ponto de partida e, nesse caso criei uma variável inteira chamada i e lhe atribuí o valor 1. Em seguida, para o comando de teste (2) que irá determinar a condição de parada, determinei que o ciclo deve se repetir até que a variável i valha 5. Como execução (3), dentro das chaves, especifiquei que deve ser impresso, no terminal, uma frase concatenada com a variável i e, por último, no comando de atualização (4), coloquei a variável i sendo incrementada em uma unidade.

A “leitura” correta desse comando seria:

For iniciando em i = 1 e parando em i <= 5, executa o console e incrementa i.

O comando for é extremamente parecido em praticamente todas as linguagens de programação. A única observação fica por conta de não ser necessário o ponto e vírgula depois do comando de atualização, que nesse exemplo era o i++. Tentar inseri-lo geraria um erro durante a compilação.

Este foi o for. Extremamente útil e seguramente você o utilizará em seus projetos!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.