Estruturas de repetição também são chamadas de laço ou loop, pois elas envolvem um bloco de código e o repetem por determinada quantidade de vezes. A estrutura for é uma delas e sua sintaxe é bastante simples. Utilizamos esse tipo de estrutura de repetição quando sabemos o número de vezes que o ciclo deve acontecer.

A execução do comando for se divide em 4 etapas, que são:


Inicialização
Teste
Execução
Atualização

Vamos criar um exemplo bastante simples, onde queiramos exibir os números de 1 a 5 na tela. Adicionei também uma frase para explicar cada execução. Nosso código ficará assim:

Estrutura de Repetição - For

Executando, teremos:

Estrutura de Repetição - For

Agora vou comentar o comando for:

Estrutura de Repetição - For

Entre parênteses e colorido eu coloquei a ordem em que as coisas acontecem numa estrutura do tipo for. O comando deve ser declarado e em seguida os parâmetros precisam ser colocados entre parênteses. A inicialização (1) é o ponto de partida e, nesse caso criei uma variável inteira chamada i e lhe atribuí o valor 1. Em seguida, para o comando de teste (2) que irá determinar a condição de parada, determinei que o ciclo deve se repetir até que a variável i valha 5. Como execução (3), dentro das chaves, especifiquei que deve ser impresso, no terminal, uma frase concatenada com a variável i e, por último, no comando de atualização (4), coloquei a variável i sendo incrementada em uma unidade.

A “leitura” correta desse comando seria:

For iniciando em i = 1 e parando em i <= 5, executa o console e incrementa i.

O comando for é extremamente parecido em praticamente todas as linguagens de programação. A única observação fica por conta de não ser necessário o ponto e vírgula depois do comando de atualização, que nesse exemplo era o i++. Tentar inseri-lo geraria um erro durante a compilação.

Este foi o for. Extremamente útil e seguramente você o utilizará em seus projetos!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.