O comando UNION permite fundirmos o retorno de mais de um SELECT, fazendo com que o SGBD nos retorne o que parece ser uma única tabela contendo estes dados.

Vamos a um exemplo prático:

Vou dar um SELECT nas colunas "modelo" e "valor" da tabela "preco" e unir esse retorno com um SELECT das colunas "cor" e "qtde_portas" da tabela "carro".

SELECT modelo, valor FROM preco UNION SELECT cor, qtde_portas FROM carro;

Função Union MySQL

Vejam o retorno sem os comentários:

Função Union MySQL

A impressão que temos é que os dados vieram de uma única tabela, quando na verdade são de tabelas diferentes.

A principal observação para o comando UNION é que você só pode fundir dados de um SELECT com o mesmo número de colunas que o SELECT principal, pois se não fosse assim o SGBD não teria lugar para criar a fusão.

Função Union MySQL

Outra observação é que os campos rotulados no SELECT principal é que serão exibidos, conforme figura abaixo:

Função Union MySQL

Esse é o UNION! Fiz os exemplos fundindo os resultados de duas colunas, mas você pode usar mais de duas, caso necessite.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.