Dentre as dezenas de funções existentes em MySQL, veremos uma coletânea das que necessitamos na maioria dos casos e que resolvem praticamente todos os problemas das aplicações que normalmente encontramos no mercado.

Vou começar pela mais famosa, que é a COUNT.

A função COUNT serve para contar quantas ocorrências acontecem em um SELECT. Vou usar novamente a nossa tabela de carros para dar esse exemplo, que não terá grande impacto, já que nossa tabela é muito pequena, mas o objetivo é somente demonstrar a função COUNT em ação. Imagine que precisássemos saber quantos carros temos armazenados na tabela e que sejam bicombustíveis, ou seja, cujo combustível cadastrado seja Flex. Poderíamos fazer isso com o COUNT, da seguinte forma:

SELECT COUNT(*) FROM carro WHERE combustivel LIKE ‘Flex’;

O retorno desse comando seria:

Função Count MySQL

A tabela possui 4 carros nessas condições.

Relembrando outro conceito que já vimos, poderíamos renomear a coluna de retorno através do AS, como já fizemos muitas vezes:

SELECT COUNT(*) AS Total FROM carro WHERE combustivel LIKE ‘Flex’;

Função Count MySQL

O símbolo asterisco diz ao SGBD para contar todas as ocorrências, ou seja, todas as tuplas do SELECT. Caso quiséssemos centralizar a contagem em determinada coluna, definiríamos seu nome no lugar do asterisco, por exemplo:

SELECT COUNT(combustivel) AS Total FROM carro;

Função Count MySQL

Essa consulta retornou a quantidade de tuplas da tabela "carro" que possuem algum valor na coluna combustivel. Nesse caso ele retornou o número 8, que é a mesma quantidade de carros cadastrados, pois todos os carros possuem o combustível definido nessa coluna, mas em uma situação em que tivéssemos campos NULL, poderia ser importante saber quantos estão com o cadastro preenchido e quantos não estão. Os campos NULLL não seriam, por padrão, contados pela função COUNT.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.