Até aqui vimos como inserir dados em tabelas, que é o ponto de partida para criamos nosso bando de dados, mas podemos precisar atualizar os dados já existentes, ou até mesmo apagá-los. É para isso que servem os comandos UPDATE e DELETE, respectivamente. Suas sintaxes são semelhantes às do comando INSERT.

Vamos dar um SELECT, exibindo alguns dados na nossa tabela cliente.

SELECT nome AS Nome, idade AS Idade, email AS Email FROM cliente;

Comandos Update e Delete

Vamos imaginar que precisamos alterar a idade da Lisa de 20 para 19 anos. Nosso comando ficará da seguinte forma:

UPDATE cliente SET idade = 19 WHERE nome like 'Lisa';

Vamos executá-lo:

Comandos Update e Delete

Recebemos a mensagem de Query OK e a indicação de uma linha alterada.

Vamos repetir o SELECT na tabela e ver se a nova idade, de 19 anos para a cliente Lisa, está inserida.

Comandos Update e Delete

Aí está a nova idade da cliente Lisa!

Então lembre-se de que a sintaxe do comando UPDATE é sempre:

UPDATE nome_da_tabela SET nome_da_coluna = novo_valor WHERE condição_que_identificará_a_linha_a_ser_alterada.

Muito Importante!
Você SEMPRE DEVE especificar a linha que desejar alterar (no nosso caso o cliente que deve ter os dados alterados) com o parâmetro WHERE, pois se não o fizer o SGBD atualizará TODOS os dados dos clientes. Vou demonstrar com o seguinte comando:

UPDATE cliente SET idade = 19;

Comandos Update e Delete

Vejam que eu não especifiquei nenhuma linha para ser alterada, então já recebemos a mensagem de que 6 linhas foram alteradas. Isso NÃO é um bom sinal. Vamos dar um SELECT na tabela cliente novamente:

Comandos Update e Delete

Vejam que todos os nossos clientes receberam a idade de 19 anos! Ou seja, tomem MUITO cuidado com o comando UPDATE e NUNCA esqueçam de definir, através do WHERE, exatamente em qual tupla o dado deve ser atualizado!

Comando DELETE

Esse comando permite a exclusão de uma ou mais tuplas da nossa tabela.

Aproveitando o SELECT acima, vamos apagar o cliente "Marcos" da nossa tabela. Para isso o comando a ser executado é:

DELETE FROM cliente WHERE nome like 'Marcos';

Comandos Update e Delete

Recebemos a mensagem de que uma linha sofreu alteração. Agora damos outro SELECT na tabela:

Comandos Update e Delete

O cliente Marcos já não faz parte da nossa tabela.

Aqui vale a mesma observação feita no UPDATE. Se você NÃO especificar, através do parâmetro WHERE, qual a tupla que deve ser removida, o SGBD apagará TODAS ELAS! Muito cuidado!

Prestem atenção a esse comando DELETE, que não possui especificação de tupla a ser removida:

DELETE FROM filme;

Comandos Update e Delete

E agora um SELECT na tabela:

Comandos Update e Delete

A instrução Empty set indica que a tabela está vazia. Portanto, lembre-se SEMPRE de utilizar o parâmetro WHERE junto dos comandos UPDATE e DELETE! Sempre!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.