Agora vamos avançar no nosso minicurso e conversar um pouco sobre um assunto chamado Pseudocódigo. Vocês devem se
lembrar do exemplo sobre as pastilhas de chocolate no tópico sobre Algoritmos. Aquele algoritmo para comer as pastilhas
era muito básico, simples, digamos que, de certa maneira, até informal. E apesar de não termos chegado nesse ponto
ainda, já comentei que todo programa de computador é criado utilizando alguma linguagem, que tem seus comandos, suas
regras de sintaxe, tipos de dados, enfim, suas características que precisam ser respeitadas rigorosamente.
Nós podemos dizer que o pseudocódigo está entre o exemplo totalmente informal das pastilhas Confeti e um código feito
com alguma linguagem de programação. É exatamente por isso que seu nome é pseudocódigo. Ele não tem a rigidez de um
código e sua sintaxe é, digamos, genérica, clara para quem a lê e possível de ser convertido para qualquer linguagem.
Vou criar abaixo um exemplo de um pseudocódigo que soma dois números inteiros que são digitados pelo usuário logo após o
sistema solicitar estas informações, e exibe o resultado.
Apenas legendando as cores deste código, temos:
Em preto são os demarcadores, que só estão delimitando onde começam os blocos de criação
das variáveis e o bloco de código ativo do programa.
Em vermelho temos a criação das variáveis.
Em azul temos um processo chamado de inicialização de variáveis.
Em verde temos o código que é mais visível ao usuário.
Ainda complementando o código com mais comentários, destaco o seguinte:
Este foi um exemplo de pseudocódigo. Como vocês puderam perceber, ele não é tão “informal” quanto o meu algoritmo para
comer a pastilha Confeti, mas também não é tão rigoroso quanto uma linguagem de programação. Ele é como uma matriz que
permitiria que qualquer programador fizesse a interpretação das instruções e criasse um programa para atingir este
objetivo utilizando qualquer linguagem de programação.
Para resumir e encerrar este tópico, o papel do pseudocódigo é permitir a interpretação de instruções para a
implementação em qualquer linguagem de progração.
Em seguida falarei sobre os operadores.
HARDWARE
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