Os RadioButtons são bastante úteis para quando se precisa oferecer algumas opções ao usuário, mas queremos limitar a escolha a uma única opção. É comum encontrá-los em formulários para a seleção de sexo, por exemplo. Vamos inserir dois RadioButtons com essa função em nosso projeto. Na aba Form1.cs[Design], arraste dois deles para o Form.

RadioButton

Vamos alterar a propriedade Text de cada um deles, como fizemos com o componente Button no tópico anterior, deixando o radioButton1 com texto Masculino e o radioButton2 com Feminino.

RadioButton

Agora vamos integrar o pequeno código que já fizemos para o botão chamado de "Botao1" com os radioButtons recentemente inseridos. Clicando duas vezes no botão “Exibir Mensagem” acessaremos o código C# dele. Neste código vamos criar uma variável string chamada "Mensagem" e fazê-la exibir um texto de acordo com o RadioButton selecionado. Nosso código ficará assim:

RadioButton

Observação importante!

RadioButton

Só comentando este pequeno código e fazendo uma breve revisão de lógica, o que ele faz é um teste para verificar se o primeiro RadioButton está selecionado. Se estiver, a variável "Mensagem" recebe o texto “O usuário é do sexo Masculino”. Caso o segundo RadioButton esteja selecionado, o texto a ser inserido na variável "Mensagem" é “O usuário é do sexo Feminino”. Por fim, caso nenhum dos dois esteja selecionado, o texto será de “Nenhum RadioButton foi selecionado”.

As propriedades, tanto dos RadioButtons quanto de praticamente todos os componentes do Visual C# são muitas e não vou falar sobre todas, mas algumas realmente merecem ser citadas. Vamos e elas:

Propriedade Checked:

RadioButton

Essa propriedade aceita os valores "True" ou "False". Ela determina se na abertura do programa o RadioButton já terá sua opção selecionada por padrão. Isso é importante para várias situações. Você pode querer, por exemplo, que o RadioButton de maior probabilidade do usuário escolher esteja sempre selecionado na abertura do formulário do programa, então o escolhe e define seu valor como Checked = True.

Propriedade Enabled:

RadioButton

O Enabled também aceita os valores "True" ou "False". Definindo-o como "False" o botão RadioButton aparecerá no formulário do programa, mas não estará disponível para que o usuário o selecione. Essa função é bastante utilizada como "False" quando necessitamos que algum campo seja preenchido primeiro, obrigatoriamente, para depois o usuário ter acesso aos RadioButtons. Então, após o preenchimento deste campo obrigatório, o RadioButton é liberado. Veremos isso em funcionamenteo mais adiante, não se preocupe agora.

Propriedade Visible:

RadioButton

Como o próprio nome já sugere, essa propriedade determina se um RadioButton estará visível para o usuário ou não. Se definido com o valor "False", ele não aparecerá no formulário para que o usuário o veja. O motivo de esconder um RadioButton é semelhante ao de deixá-lo desabilitado, ou seja, podemos querer que ele apareça na tela somente após determinada interação do usuário. Se essa interação acontecer, alteraremos dinamicamente o valor da propriedade Visible para "True". Veremos como fazer isso em breve.

Essas foram as propriedades básicas dos RadioButtons. Na sequência veremos o CheckBox.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.