Os RadioButtons são bastante úteis para quando se precisa oferecer algumas opções ao usuário, mas queremos limitar a escolha a uma única opção. É comum encontrá-los em formulários para a seleção de sexo, por exemplo. Vamos inserir dois RadioButtons com essa função em nosso projeto. Na aba Form1.cs[Design], arraste dois deles para o Form.
Vamos alterar a propriedade Text de cada um deles, como fizemos com o componente Button no tópico anterior, deixando o radioButton1 com texto Masculino e o radioButton2 com Feminino.
Agora vamos integrar o pequeno código que já fizemos para o botão chamado de "Botao1" com os radioButtons recentemente inseridos. Clicando duas vezes no botão “Exibir Mensagem” acessaremos o código C# dele. Neste código vamos criar uma variável string chamada "Mensagem" e fazê-la exibir um texto de acordo com o RadioButton selecionado. Nosso código ficará assim:
Observação importante!
Só comentando este pequeno código e fazendo uma breve revisão de lógica, o que ele faz é um teste para verificar se o primeiro RadioButton está selecionado. Se estiver, a variável "Mensagem" recebe o texto “O usuário é do sexo Masculino”. Caso o segundo RadioButton esteja selecionado, o texto a ser inserido na variável "Mensagem" é “O usuário é do sexo Feminino”. Por fim, caso nenhum dos dois esteja selecionado, o texto será de “Nenhum RadioButton foi selecionado”.
As propriedades, tanto dos RadioButtons quanto de praticamente todos os componentes do Visual C# são muitas e não vou falar sobre todas, mas algumas realmente merecem ser citadas. Vamos e elas:
Propriedade Checked:
Essa propriedade aceita os valores "True" ou "False". Ela determina se na abertura do programa o RadioButton já terá sua opção selecionada por padrão. Isso é importante para várias situações. Você pode querer, por exemplo, que o RadioButton de maior probabilidade do usuário escolher esteja sempre selecionado na abertura do formulário do programa, então o escolhe e define seu valor como Checked = True.
Propriedade Enabled:
O Enabled também aceita os valores "True" ou "False". Definindo-o como "False" o botão RadioButton aparecerá no formulário do programa, mas não estará disponível para que o usuário o selecione. Essa função é bastante utilizada como "False" quando necessitamos que algum campo seja preenchido primeiro, obrigatoriamente, para depois o usuário ter acesso aos RadioButtons. Então, após o preenchimento deste campo obrigatório, o RadioButton é liberado. Veremos isso em funcionamenteo mais adiante, não se preocupe agora.
Propriedade Visible:
Como o próprio nome já sugere, essa propriedade determina se um RadioButton estará visível para o usuário ou não. Se definido com o valor "False", ele não aparecerá no formulário para que o usuário o veja. O motivo de esconder um RadioButton é semelhante ao de deixá-lo desabilitado, ou seja, podemos querer que ele apareça na tela somente após determinada interação do usuário. Se essa interação acontecer, alteraremos dinamicamente o valor da propriedade Visible para "True". Veremos como fazer isso em breve.
Essas foram as propriedades básicas dos RadioButtons. Na sequência veremos o CheckBox.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Ábaco

O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.
Playstation

O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.
Tetris

O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.
Recorde de patentes

A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.
Tomb Raider - O Filme

Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.
Final Fantasy

O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.
River Raid

O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.
Donkey Kong

A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
Space Invaders

A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
Cuidados com o notebook

Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.










