A tela de Splash é a apresentação do programa. Trata-se de um formulário que é exibido ainda antes
do formulário principal. Ele automaticamente desaparece, dando lugar ao programa principal, por isso é chamado
de splash. É como algo que “espirra” na tela e em seguida desaparece. É bastante interessante e, embora não seja
complicado fazê-lo, isso envolve alguns conceitos interessantes. Vou falar sobre eles conforme forem surgindo.
Bem, para começar vamos abrir o exemplo que no tópico anterior foi encerrado com as Tooltips e em seguida abrirmos o
frmPrincipal. Vamos criar um novo formulário e chamá-lo de Spash, como ilustra a imagem abaixo:
Agora vamos inserir uma imagem de fundo neste formulário, que é a que será exibida no momento do Splah. Faremos isso através da propriedade BackGroundImage.
Aí está nossa imagem, no entanto o tamanho não foi adequado e precisamos fazer vários ajustes para transformar este
formulário em um verdadeiro Spash. Vamos a eles!
A propriedade BackGroundImageLayout deve ter ser valor definido como Stretch.
A propriedade ShowInTaskbar deve ter o valor False.
A propriedade Size deve ter os mesmos valores da imagem
adicionada. Este valor é definido em pixels. No meu caso a imagem mede 600 x 400, então deixarei com estes
valores.
A StartPosition deve ficar com o valor CenterScreen.
A FormBorderStyle deve ser definida como None, para que não
sejam exibidas as bordas.
Até aqui você deve ter um formulário semelhante ao da imagem abaixo:
Agora vamos ao código em si. Os dados abaixo devem ser criados no formulário principal, que no nosso pequeno aplicativo é o frmPrincipal.
Agora, ao executar o programa teremos nossa tela de Splash presente por 5 segundos antes que o formulário principal
seja exibido!
Caso ela tenha aparecido, mas fora do centro da tela ou com o aspecto não tão bonito, vale a pena checar as
configurações do formulário Splash. Segue abaixo uma imagem destacando tudo o que foi alterado.
Bem, essa foi a criação de uma simples tela de Splash. No tópico seguinte falarei sobre a ferramenta Timer e, na sequência veremos como adicionar uma barra de progresso às telas de splash para
deixa-las mais profissionais!
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Cuidados com o notebook
Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.
Duck Hunt
Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".
Space Invaders
O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.
Muitos aplicativos
Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.
Música tema do Blanka
Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.
Recorde de patentes
A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.
Final Fantasy
O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.
Tetris
O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.
Final Fantasy X
O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.