A tela de Splash é a apresentação do programa. Trata-se de um formulário que é exibido ainda antes do formulário principal. Ele automaticamente desaparece, dando lugar ao programa principal, por isso é chamado de splash. É como algo que “espirra” na tela e em seguida desaparece. É bastante interessante e, embora não seja complicado fazê-lo, isso envolve alguns conceitos interessantes. Vou falar sobre eles conforme forem surgindo.

Bem, para começar vamos abrir o exemplo que no tópico anterior foi encerrado com as Tooltips e em seguida abrirmos o frmPrincipal. Vamos criar um novo formulário e chamá-lo de Spash, como ilustra a imagem abaixo:

Tela de Splash

Agora vamos inserir uma imagem de fundo neste formulário, que é a que será exibida no momento do Splah. Faremos isso através da propriedade BackGroundImage.

Tela de Splash

Aí está nossa imagem, no entanto o tamanho não foi adequado e precisamos fazer vários ajustes para transformar este formulário em um verdadeiro Spash. Vamos a eles!

A propriedade BackGroundImageLayout deve ter ser valor definido como Stretch.

A propriedade ShowInTaskbar deve ter o valor False.

A propriedade Size deve ter os mesmos valores da imagem adicionada. Este valor é definido em pixels. No meu caso a imagem mede 600 x 400, então deixarei com estes valores.

A StartPosition deve ficar com o valor CenterScreen.

A FormBorderStyle deve ser definida como None, para que não sejam exibidas as bordas.

Até aqui você deve ter um formulário semelhante ao da imagem abaixo:

Tela de Splash

Agora vamos ao código em si. Os dados abaixo devem ser criados no formulário principal, que no nosso pequeno aplicativo é o frmPrincipal.

Tela de Splash

Agora, ao executar o programa teremos nossa tela de Splash presente por 5 segundos antes que o formulário principal seja exibido!

Caso ela tenha aparecido, mas fora do centro da tela ou com o aspecto não tão bonito, vale a pena checar as configurações do formulário Splash. Segue abaixo uma imagem destacando tudo o que foi alterado.

Tela de Splash

Bem, essa foi a criação de uma simples tela de Splash. No tópico seguinte falarei sobre a ferramenta Timer e, na sequência veremos como adicionar uma barra de progresso às telas de splash para deixa-las mais profissionais!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.