Agora vou falar sobre um parâmetro muito importante e que acompanha o comando SELECT. Trata-se do Distinct. Como o próprio nome já sugere, ele fará seleções distintas. Seu funcionamento é muito simples, mas bastante útil. Vai ser fácil demonstrá-lo. Vamos imaginar que quiséssemos saber todos os gêneros que possuímos na tabela filmes. Conforme aprendemos até agora, o comando seria:

SELECT genero AS ‘Gênero’ FROM filme;

Select Distinct

O SGBD nos retornou todos os gêneros da tabela, mas se quiséssemos pegar essa informação para exibir em um site, por exemplo, não faria sentido exibi-las duplicadas, como no caso de Aventura e Terror ou triplicadas, como em Drama. Bastaria que pegássemos uma vez cada informação. É aí que o SELECT DISTINCT pode nos ajudar, vejam esse comando:

SELECT DISTINCT genero AS ‘Gênero’ FROM filme;

Select Distinct

Vejam que agora o SGBD apenas retornou uma ocorrência de cada gênero de filme.

É possível combinar o DISTINCT com o ORDER BY e já receber os dados ordenados, da seguinte forma:

SELECT DISTINCT genero AS 'Gênero' FROM filme ORDER BY genero;

Select Distinct

Agora temos os gêneros sem repetições e ordenados alfabeticamente! Esse é o papel do SELECT DISTINCT! Simples, mas importantíssimo!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.