O C# aceita todos os tipos de dados necessários para se criar qualquer aplicação. Para cada situação a um tipo indicado. Abaixo colocarei a tabela com todos eles, bem como a faixa de valores que são aceitáveis. É interessante que se conheça todos eles, já que a utilização incorreta pode prejudicar o desempenho da aplicação ou, em casos mais extremos, fazê-la travar. Na sequência, após a tabela, descrevo e dou alguns exemplos dos mais utilizados.
Tipos | Valores que podem ser armazenados |
bool | Verdadeiro ou Falso (Valores booleanos) |
byte | 0 a 255 (8 bits) |
sbyte | -128 a 127 (8 bits) |
char | Apenas um caractere (16 bits) |
bool | Verdadeiro ou Falso (Valores booleanos) |
decimal | 1.0×10-28 a 7.9×1028 (128 bits) |
double | ±5.0×10-324 a ±1.7×10308 (64 bits) |
float | ±1.5×10-45 a ±3.4×1038 (32 bits) |
int | -2,147,483,648 a 2,147,483,647 (32 bits) |
uint | 0 a 4,294,967,295 (32 bits) |
long | –9,223,372,036,854,775,808 a 9,223,372,036,854,775,807 (64 bits) |
ulong | 0 a 18,446,744,073,709,551,615 (64 bits) |
object | Qualquer tipo. Não existem restrições. |
short | -32,768 a 32,767 (16 bits) |
ushort | 0 a 65,535 (16 bits) |
string | Seqüência de caracteres (16 bits por caractere) |
Os principais e que, em qualquer pequeno projeto você acabará usando são:
Int = Armazena números inteiros.
int i = 8;
int j = -7;
Char = Armezena apenas um caractere. Este pode ser númérico, mas não será possível
realizar cálculos com ele sem que seja feita uma conversão primeiro. A atribuição de valores deve ser feita com o
caractere entre aspas simples.
char c = ‘d’;
char d = ‘5’;
String = Armazena uma sequência de caracteres, inclusive suportando espaços em branco entre
eles. Para a inserção de dados em uma variável do tipo string usa-se aspas duplas e não simples, como se faz
com dados do tipo char.
String s = “Contém Bits”;
String x = “C# é muito legal!”
Bool = Aceita valores booleanos, ou seja, true e false.
Bool b = true;
Bool c = false;
Float = É um dado de ponto flutuante e representa um número real com precisão de 7 casas
decimais. No ato da inserção dos dados deve-se informar que se trata de um conteúdo float, inserindo-se o caractere
F no final da sequência numérica.
float f = 1.123456F;
Double = Também é um dado de ponto flutuante semelhante do Float, mas com o dobro da precisão,
atingindo 15 casas decimais.
double d = 1.123456789012345;
Diferenças entre float e double na prática:
Decimal = Também representa um número real, mas não é um dado do tipo ponto flutuante. Ele
é mais indicado para quando se estiver lidando com valores financeiros. Sua precisão chega a incríveis 28 casas
decimais, mas é o mais lento tipo de dado numérico, ou seja, use-o somente se necessitar de suas características. Assim
como o float, ele necessita do acréscimo do caractere M para ser representado.
decimal d = 1.123456789M;
Veja a comparação de float, double e decimal:
Esses foram os principais tipos de dados que selecionei. Com eles será possível fazer praticamente tudo. No tópico seguinte falarei sobre os operadores.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
Mega Man
A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.
Mortal Kombat - O Filme
O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.
River Raid
O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.
Ultima Online
Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras
Tetris
O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.