As consultas aninhadas consistem em se realizar uma consulta a partir do resultado de outra consulta. É um SELECT existindo dentro de outro. Isso simplifica demais a obtenção de algumas informações. Imaginem que nossa empresa fictícia de revenda de veículos quisesse consultar todos os dados do veículo mais caro cadastrado no sistema. Veja como isso pode ser conseguido facilmente com uma consulta aninhada:

SELECT * FROM carro, preco WHERE carro.modelo = preco.modelo AND valor = (SELECT MAX(valor) FROM preco);

Consultas Aninhadas MySQL

Aí está o retorno correto da nossa consulta. A formatação não é das melhores devido à limitação de caracteres horizontais sendo exibidos no prompt do SGBD, mas os dados estão todos aí. Vamos analisar este comando. O que estamos pedindo ao SGBD é:

Selecione todos os dados das tabelas "carro" e "preco", onde a coluna "modelo" da tabela "carro" seja igual à coluna "modelo" da tabela "preco" e o valor encontrado seja igual ao valor encontrado na consulta (SELECT MAX(valor) FROM preco). Esta segunda consulta, como é fácil perceber, localiza o maior preço cadastrado na tabela "preco".

Poderíamos ainda utilizar o operador IN para uma consulta aninhada, da seguinte forma:

SELECT * FROM carro, preco WHERE carro.modelo = preco.modelo AND carro.montadora IN (“FIAT”, “FORD”);

Consultas Aninhadas MySQL

Agora foram retornados somente os resultados dos carros cujas montadoras eram FIAT ou FORD.

Sempre que você necessitar extrair dados de uma consulta, pense em utilizar a consulta aninhada. Com isso você ganha tempo e executa dois SELECTs em um só!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.