A sobreposição de métodos é um conceito bastante importante, mas que poucos tiram proveito dele. Vou explicar seu funcionamento com um exemplo, pois ficará mais fácil. Vamos imaginar que o exemplo que citamos anteriormente, no tutorial sobre herança, tenha uma alteração e que agora tenhamos 3 classes herdando da classe Pessoa, conforme ilustração abaixo:

Sobreposição de Métodos - Programação Orientada a Objetos - POO

Acrescentei a classe "Diretor", que também herda de Pessoa, mas ela precisa implementar o seu próprio método exibeDados, que é diferente do método exibeDados da classe "Pessoa". Bem, agora temos um problema, pois quando criarmos o objeto "Diretor" e chamarmos o método exibeDados, teoricamente ele pegará o método da superclasse e não nos permitirá chamar o método "local". Para permitir essa modificação no método da superclasse existe a sobreposição de métodos, que nada mais é do que permitir que façamos um método com o mesmo nome do contido na superclasse, mas com funções totalmente diferentes. A forma de fazer isso em C# é bastante fácil, vejam:

Sobreposição de Métodos - Programação Orientada a Objetos - POO

O primeiro passo é adicionar, na superclasse, a palavra virtual à sintaxe da criação do método, conforme figura acima. O segundo passo é acrescentar, na subclasse, a palavra override antes do tipo de retorno de dado no método a ser sobrescrito, vejam:

Sobreposição de Métodos - Programação Orientada a Objetos - POO

Vamos testar esse código e ver se de fato isso está acontecendo. Adicionei outro botão à aplicação. Um cria um objeto do tipo "Aluno", que é herdeiro da classe "Pessoa", e chama o método exibeDados da superclasse. O outro cria um objeto do tipo "Diretor", que também é herdeiro de "Pessoa", mas este chama um método sobreposicionado. A telinha ficou da seguinte forma:

Encapsulamento e Modificadores de Acesso

Vou clicar no botão que carrega o método da Superclasse:

Encapsulamento e Modificadores de Acesso

Agora vou dar OK e clicar no botão referente à Subclasse:

Encapsulamento e Modificadores de Acesso

Vejam que agora ele ignorou o método da superclasse e carregou o método override.

Essa é a função da sobreposição de métodos. Quando necessário, você poderá ignorar o método de uma superclasse e criá-lo de maneira diferente na subclasse.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.