A sobreposição de métodos é um conceito bastante importante, mas que poucos tiram proveito dele. Vou explicar seu funcionamento com um exemplo, pois ficará mais fácil. Vamos imaginar que o exemplo que citamos anteriormente, no tutorial sobre herança, tenha uma alteração e que agora tenhamos 3 classes herdando da classe Pessoa, conforme ilustração abaixo:

Sobreposição de Métodos - Programação Orientada a Objetos - POO

Acrescentei a classe "Diretor", que também herda de Pessoa, mas ela precisa implementar o seu próprio método exibeDados, que é diferente do método exibeDados da classe "Pessoa". Bem, agora temos um problema, pois quando criarmos o objeto "Diretor" e chamarmos o método exibeDados, teoricamente ele pegará o método da superclasse e não nos permitirá chamar o método "local". Para permitir essa modificação no método da superclasse existe a sobreposição de métodos, que nada mais é do que permitir que façamos um método com o mesmo nome do contido na superclasse, mas com funções totalmente diferentes. A forma de fazer isso em C# é bastante fácil, vejam:

Sobreposição de Métodos - Programação Orientada a Objetos - POO

O primeiro passo é adicionar, na superclasse, a palavra virtual à sintaxe da criação do método, conforme figura acima. O segundo passo é acrescentar, na subclasse, a palavra override antes do tipo de retorno de dado no método a ser sobrescrito, vejam:

Sobreposição de Métodos - Programação Orientada a Objetos - POO

Vamos testar esse código e ver se de fato isso está acontecendo. Adicionei outro botão à aplicação. Um cria um objeto do tipo "Aluno", que é herdeiro da classe "Pessoa", e chama o método exibeDados da superclasse. O outro cria um objeto do tipo "Diretor", que também é herdeiro de "Pessoa", mas este chama um método sobreposicionado. A telinha ficou da seguinte forma:

Encapsulamento e Modificadores de Acesso

Vou clicar no botão que carrega o método da Superclasse:

Encapsulamento e Modificadores de Acesso

Agora vou dar OK e clicar no botão referente à Subclasse:

Encapsulamento e Modificadores de Acesso

Vejam que agora ele ignorou o método da superclasse e carregou o método override.

Essa é a função da sobreposição de métodos. Quando necessário, você poderá ignorar o método de uma superclasse e criá-lo de maneira diferente na subclasse.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.