Os comboboxes são caixas que armazenam diversas opções para que o usuário selecione. Assim como os RadioButtons, elas permitem somente a escolha de uma opção. Aproveitando nosso projeto de exemplo, vamos inserir um ComboBox e alterar sua propriedade (Name) para "comboCompra", conforme figura abaixo:

ComboBox

Se executarmos o código agora e tentarmos abrir o ComboBox veremos que não há itens nele.

ComboBox

Populando um Combobox

Vamos ver como inserir itens nesse ComboBox, ou seja, como populá-lo. É bastante simples. Vou inserir as seguintes opções:

de 0 a 10
de 11 a 20
de 21 a 30
mais de 30

Vejam o código responsável por isso na imagem abaixo:

ComboBox

O detalhe para esse código é que ele está no bloco public Form1() e não no bloco vinculado ao clique do botão. Quando o colocamos no public Form1() ele é acionado no momento de criação do formulário.

Vejamos o código em ação agora:

ComboBox

Aí está nosso ComboBox populado.

Agora vamos imprimir o que foi selecionado nesse Combobox junto ao que já está sendo exibido em nossa caixa de mensagens da aplicação, que são o nome, os gêneros favoritos e o sexo. A alteração no código será bem pequena.

ComboBox

Agora vamos executar o código:

ComboBox

Agora temos a impressão da quantidade de músicas compradas também. No entanto, se o usuário não selecionar nenhuma opção do ComboBox, a impressão será assim:

ComboBox

Para impedir isso podemos efetuar mais esta mudança:

ComboBox

Agora, se não escolhermos nenhuma opção no ComboBox, teremos essa MessageBox como retorno:

ComboBox

Outra forma de impedirmos a impressão vazia do campo do ComboBox seria definir um valor padrão para ele. Suponhamos que esse valor fosse o “de 0 a 10”. Nosso código ficaria da seguinte forma:

ComboBox

Agora, ao executarmos o programa, o valor padrão já deverá surgir automaticamente inserido no ComboBox. Vou executá-lo:

ComboBox

Essas foram as funções básicas do ComboBox. Assim como as outras ferramentas mostradas, ele possui uma enorme quantidade de métodos para sua manipulação. O IntelliSense do Visual C# pode ajudar muito a explorá-los.

Com este tópico encerramos a primeira parte de ferramentas básicas. Na sequência falaremos sobre:

  • Como inserir imagens aos programas
  • Criar menus
  • Permitir que o usuário selecione uma data a partir de um calendário amigável
  • Utiliar o tooltip, que exibe dicas de utilização ao usuário
  • Inserir links aos programas


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


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O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


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O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


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A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


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