Assim como em qualquer linguagem de programação, o MySQL obedece uma ordem quando encontra vários operadores em um mesmo comando. É muito importante conhecê-la, pois isso pode resolver problemas de dados sendo retornados incorretamente graças a incorreta formulação do comando. Vejam a tabela abaixo:

Prioridade Operador Descrição
6 () Parênteses
5 / ou * Divisão ou Multiplicação, o que aparecer primeiro no comando
4 - ou + Subtração ou Soma, o que aparecer primeiro no comando
3 NOT Negação
2 AND E Lógico
1 OR OU Lógico

Através desta tabela podemos perceber que o parênteses é o operador presente no topo da pirâmide hierarquica e o operador com menor prioridade é o OU Lógico. Vou demonstrar isso na prática, criando uma situação em que os parênteses sejam usados para inverter a precedência de outros operadores.

De acordo com a tabela acima, a multiplicação é executada antes da soma. Vamos verificar na prática com o seguinte comando:

select codigo*2+5 AS RESULTADO from filme WHERE codigo=4;

Precedência de Operadores MySQL

Mas, se quiséssemos forçar a multiplicação primeiro, bastaríamos acrescentar parênteses nela, da seguinte forma:

select codigo*(2+5) AS RESULTADO from filme WHERE codigo=4;

Precedência de Operadores MySQL

Agora, com o resultado sendo 28, podemos perceber que a soma, mesmo tendo precedência mais baixa que a multiplicação, foi executada primeiro, graças aos parênteses, que têm prioridade sobre quem está fora deles. O que é importante que fique bem claro com este pequeno tópico é que é necessário ter muita atenção no momento de montar suas consultas SQL. Para consultas pequenas, envolvendo uma única tabela ou até duas, é fácil montar o comando correto, mas para consultas mais complexas a atenção precisa ser redobrada.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.