Tooltip é uma ferramenta utilizada em praticamente todas as aplicações e ela é extremamente fácil de entender. Ela exibe pequenas dicas sobre como o usuário deve proceder em cada componente de um formulário. Vamos fazer um exemplo prático que será a melhor forma de explicar. Como primeiro passo vamos abrir o frmCadastroCliente do exemplo que trabalhamos no último tópico e arrastar um ToolTip para ele. Teremos um cenário parecido com a imagem abaixo:

Tooltip

Diferentemente dos outros componentes, o ToolTip permanece no rodapé, aparentemente fora e sem vínculo com o formulário, mas isso é normal. Agora vamos selecionar o primero TextBox, referente ao nome. Feito isso é possível notar que, no quadro de Propriedades, surgiu uma opção chamada Tooltip on toolTip1, como ilustra a figura abaixo:

Tooltip

Neste campo digite: “Por favor, digite seu nome completo aqui”.

Agora vamos executar o aplicativo, entrar no formulário de cadastro e posicionar o cursor sobre o TextBox referente ao nome e ver o que acontece. Teremos algo como a imagem abaixo:

Tooltip

Notem que bastou posicionar o mouse sobre o campo para que fosse exibido o texto de ajuda que definimos no campo Tooltip on toolTip1.

Basicamente essa é a função do Tooltip.

IsBallon

Apenas comentando algumas propriedades interessantes do Tooltip, vou começar pela IsBalloon. Como o próprio nome já sugere, ela exibirá o texto não em formato retangular, mas em formato de balão, vejam:

Tooltip

Propriedade InitialDelay

Serve para definir o tempo que levará para que a mensagem seja exibida após o posicionamento do cursor sobre o campo.

Propriedade AutoPopDelay

Serve para definir o tempo para que a mensagem saia da tela. Ele é contado a partir do aparecimento da mensagem. Tanto o AutoPopDelay quanto o InitialDelay são medidos em milissegundos.

Propriedade ToolTipIcon

Serve para adicionar um ícone à mensagem.

Tooltip

Propriedade ToolTipTitle

Adiciona um título à mensagem.

Tooltip

Para encerrar, o ToolTip pode ser usado em praticamente todos os componentes. Vejam um exemplo aplicado ao botão.

Tooltip

Esse é o ToolTip. É uma ferramenta bastante simples, mas bastante importante para qualquer aplicação.

Na sequência veremos as telas de splash.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.