Bem, antes de começarmos a falar em como ligar nosso pequeno aplicativo a um banco de dados, resolvi acrescentar esse tópico para falar de algumas propriedades simples, mas importantes do Visual C# e que ajudarão a melhorar a interface dos programas.

Size

Vamos começar pela propriedade Size, dos formulários, pois nosso pequeno programa está, neste momento, com 5 formulários, mas eles possuem tamanhos diferentes, o que evidentemente não é bom.

Vamos padronizar o tamanho de todos os formulários para 500 x 400, alterando a propriedade Size, conforme figura abaixo:

Propriedades Diversas do C#

Apenas o formulário frmSobre, vamos deixar com as dimensões 450 x 390.

Propriedades Diversas do C#

Alinhando Componentes

Como é possível verificar na imagem acima, o botão “Salvar” ficou totalmente fora do centro, mas isso não é uma grande preocupação, pois o Visual C# possui uma ferramenta que faz o alinhamento automático de qualquer componente, seja vertical ou horizontal, vejam onde essas importantes ferramentas se localizam:

Propriedades Diversas do C#

Basta selecionar o componente que deseja centralizar e depois clicar nestes botões.

Alinhando Textos

Ainda falando sobre posicionamento, pode ser que dentro de um componente que possui texto, como um botão, você queira alterar a localização deste texto. Para isso temos a propriedade TextAlign, pertencente aos componentes do tipo Button, como ilustra a figura abaixo:

Propriedades Diversas do C#

Percebam que alterei seu valor para “TopRight” e o texto contido no botão já se deslocou para o canto superior direito. Através desta propriedade é possível posicionar o texto em qualquer região do botão.

Alterando Cores de Fundo

Retornando ao processo de padronização dos formulários do nosso pequeno aplicativo, vamos mudar a cor padrão do fundo, que é o cinza. Com o formulário selecionado, vamos clicar na propriedade BackColor e efetuar essa alteração. Notem que é possível escolher cores na aba System, Web ou Custom.

Propriedades Diversas do C#

Selecionarei a AntiqueWhite para todos, mas fiquem à vontade para selecionar qualquer outra.

Alterando a posição inicial dos formulários

Também é possível modificar a posição inicial dos formulários, ou seja, o local em que eles surgirão quando forem criados pelo programa. A propriedade que permite essa configuração é a StartPosition. Vou definir, para todos os formulários, exceto o frmPrincipal, a posição centralizada na tela, portanto definindo o valor como CenterScreen.

Propriedades Diversas do C#

Alterando o título do formulário

Com um formulário selecionado, podemos modificar a propriedade Text e com isso definir o texto que será exibido na barra de título, vejam o exemplo quando altero o valor, no formulário frmSobre, para “Sobre o Programa”:

Propriedades Diversas do C#

Sugiro que alterem para todos os formulários, exibindo textos adequados às suas funções.

Inserindo uma imagem como fundo de um formulário

Assim como fizemos na tela de Splash, vamos inserir uma imagem qualquer no formulário principal do programa. Isso será feito através da propriedade BackgroundImage.

Propriedades Diversas do C#

Resumindo o que foi feito até agora...

Nosso aplicativo já não tem a cor cinza padrão nos fundos dos formulários, que já possuem todos o mesmo tamanho e abrem centralizados na tela do Windows. Também foram adicionados títulos a cada formulário e, para encerrar, vamos adicionar e centralizar botões de "Fechar" nos formulários frmAlteraCliente, frmCadastroCliente, frmRemoveCliente e frmSobre, como ilustra a figura abaixo:

Propriedades Diversas do C#

Estes botões são necessários para o caso do usuário querer apenas fechar o formulário, retornando ao anterior. Nos formulários onde já tínhamos um botão na parte inferior, vale uma interessante dica para centralizar os dois botões. A primeira coisa a ser feita é selecionar os dois, e isso pode ser feito segurando a tecla CTRL do teclado e clicando sobre os dois ou simplesmente selecionando-os com o cursor, como faríamos se quiséssemos demarcar uma área de uma figura. Se os dois estiverem selecionados, eles aparecerão em destaque, como a figura abaixo demonstra:

Propriedades Diversas do C#

Feito isso é só clicar no botão “Alinhar horizontalmente” na barra superior, como já foi demonstrado anteriormente.

Vale lembrar também que para cada botão “Fechar” adicionado é necessário associar o código “Close();”.

Bem, com isso encerramos essa parte de dicas básicas para melhorar o layout. Em seguida veremos como melhorar as caixas de mensagens.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.


Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.