Bem, agora que já sabemos como criar uma simples tela de Splash e como utilizar o
componente Timer, vamos melhorá-la acrescentando uma barra de progresso.
Vamos começar abrindo o projeto no estágio em que paramos no tópico anterior. Em seguida, vamos arrastar um componente
ProgressBar para o formulário de Splash, deixando-o como a
figura abaixo:
O componente ProgressBar não tem nenhum segredo. É uma barra de progresso como as que vemos em todos os sistemas operacionais e que vai sendo preenchida conforme um programa é carregado ou um arquivo é baixado para o seu computador. A ideia aqui é fazer com que a barra vá sendo preenchida ao longo dos 5 segundos da tela de Splash, para que o usuário não tenha a sensação de que o programa travou.
Para controlar o preenchimento da barra de progresso, faremos uso do componente Timer, visto no tópico anterior. Vamos arrastá-lo para o formulário de Splash e em seguida clicar duas vezes nele, para criar o método Tick. Então, dentro deste método criaremos um pequeno código, como ilustra a imagem abaixo:
Por fim, altere as seguintes propriedades do Timer, como indica a figura abaixo:
Agora execute a aplicação e a barra de progresso deve ser preenchida enquanto a tela de Splash é exibida. Se por acaso ela não estiver sincronizada com o tempo de exibição da tela
de Splash, você pode alterar o valor da propriedade Interval até que essa sincronização aconteça.
Essa foi a tela de Splash! Todo bom programa tem uma!
No tópico seguinte falarei sobre a ferramenta RichTextBox.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Civilization
A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.
Mouse
O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.
Playstation
O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.
Tetris
O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.
PDP-1
O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.