Há alguns tópicos vimos a MessageBox, que exibe caixas de mensagens para o usuário. No entanto eu falei muito superficialmente sobre elas, para não tumultuar a explicação. Vamos aprender alguns parâmetros novos para melhorá-la.

Como esse tópico será bastante simples, não vou usar nosso pequeno aplicativo para exemplo, mas sim criar um novo, vazio, apenas para trabalhar com os novos parâmetros da MessageBox.

Bem, nós vimos que se entrarmos com o comando MessageBox.Show e passarmos uma string como parâmetro, ela será exibida ao usuário, como mostra o exemplo abaixo:

MessageBox C#

Inserindo título ao MessageBox

Para inserir um título em uma MessageBox, basta que façamos a inserção de uma segunda string ao comando, da seguinte forma:

MessageBox C#

Aí está o título inserido ao MessageBox.

Acrescentando botões ao MessageBox

Além disso ainda poderíamos inserir outros botões à MessageBox. Imagine que você queria dar ao usuário a opção de clicar em OK, mas também quer que ele tenha a opção Cancelar. Para isso acrescentaremos um terceiro parâmetro ao comando, que é o MessageBoxButtons, conforme mostra a imagem abaixo:

MessageBox C#

Aí estão os dois botões! Mas claro que existem outras opções, como mostra o IntelliSense do Visual Studio:

MessageBox C#

Descobrindo qual botão foi clicado no MessageBox

Como é possível observar na imagem acima, existem várias combinações de botões para serem inseridos à MessageBox, mas quando existe mais de um botão é necessário saber em qual dos botões o usuário clicou. Para isso existe o comando DialogResult, que funciona muito bem em conjunto com a estrutura de decisão if, e seu uso é muito simples. Vou colocar um exemplo abaixo.

MessageBox C#

Inserindo um ícone ao MessageBox

Além de inserir vários botões e identificar qual deles foi clicado, ainda podemos inserir um ícone para melhorar o aspecto visual da MessageBox e também para intensificar a mensagem que está sendo passada ao usuário. Para isso colocaremos um terceiro parâmetro ao comando MessageBox, que é o MessageBoxIcon, como mostra o exemplo abaixo:

MessageBox C#

O MessageBoxIcon, com o complemento Information, insere o ícone de informação. Vejam abaixo um exemplo com o ícone de erro:

MessageBox C#

Notem que o ícone foi alterado. Vejam abaixo todas as opções de ícones que estão disponíveis:

MessageBox C#

Definindo o botão padrão do MessageBox

Outro parâmetro interessante da MessageBox é o MessageBoxDefaultButton, que nos permite definir qual será o botão padrão, ou seja, que já surgirá selecionado quando o pequeno formulário surgir. Sua sintaxe é muito simples. Aproveitando o código anterior, que possui dois botões, vou fazer um exemplo, vejam:

MessageBox C#

Executando o código, teremos:

MessageBox C#

Vejamos a diferença alterando o parâmetro para Button2:

MessageBox C#


MessageBox C#

Notem que agora o botão padrão, ou seja, o que já aparece pré-selecionado é o "Cancel".

É isso! Com esses parâmetros vou encerrar este tópico. Na verdade ainda temos como parâmetro o MessageBoxOptions, que você pode explorar, mas nenhuma de suas opções é relevante e elas praticamente nunca são usadas, então não percamos tempo com elas agora.

A partir do próximo tópico falarei sobre o conector MySQL .NET, que nos permite conectar a aplicação ao SGBD MySQL.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.