Há alguns tópicos vimos a MessageBox, que exibe caixas de mensagens para o usuário. No entanto eu falei muito superficialmente sobre elas, para não tumultuar a explicação. Vamos aprender alguns parâmetros novos para melhorá-la.
Como esse tópico será bastante simples, não vou usar nosso pequeno aplicativo para exemplo, mas sim criar um novo, vazio, apenas para trabalhar com os novos parâmetros da MessageBox.
Bem, nós vimos que se entrarmos com o comando MessageBox.Show e passarmos uma string como parâmetro, ela será exibida ao usuário, como mostra o exemplo abaixo:
Inserindo título ao MessageBox
Para inserir um título em uma MessageBox, basta que façamos a inserção de uma segunda string ao comando, da seguinte forma:
Aí está o título inserido ao MessageBox.
Acrescentando botões ao MessageBox
Além disso ainda poderíamos inserir outros botões à MessageBox. Imagine que você queria dar ao usuário a opção de clicar em OK, mas também quer que ele tenha a opção Cancelar. Para isso acrescentaremos um terceiro parâmetro ao comando, que é o MessageBoxButtons, conforme mostra a imagem abaixo:
Aí estão os dois botões! Mas claro que existem outras opções, como mostra o IntelliSense do Visual Studio:
Descobrindo qual botão foi clicado no MessageBox
Como é possível observar na imagem acima, existem várias combinações de botões para serem inseridos à MessageBox, mas quando existe mais de um botão é necessário saber em qual dos botões o usuário clicou. Para isso existe o comando DialogResult, que funciona muito bem em conjunto com a estrutura de decisão if, e seu uso é muito simples. Vou colocar um exemplo abaixo.
Inserindo um ícone ao MessageBox
Além de inserir vários botões e identificar qual deles foi clicado, ainda podemos inserir um ícone para melhorar o aspecto visual da MessageBox e também para intensificar a mensagem que está sendo passada ao usuário. Para isso colocaremos um terceiro parâmetro ao comando MessageBox, que é o MessageBoxIcon, como mostra o exemplo abaixo:
O MessageBoxIcon, com o complemento Information, insere o ícone de informação. Vejam abaixo um exemplo com o ícone de erro:
Notem que o ícone foi alterado. Vejam abaixo todas as opções de ícones que estão disponíveis:
Definindo o botão padrão do MessageBox
Outro parâmetro interessante da MessageBox é o MessageBoxDefaultButton, que nos permite definir qual será o botão padrão, ou seja, que já surgirá selecionado quando o pequeno formulário surgir. Sua sintaxe é muito simples. Aproveitando o código anterior, que possui dois botões, vou fazer um exemplo, vejam:
Executando o código, teremos:
Vejamos a diferença alterando o parâmetro para Button2:
Notem que agora o botão padrão, ou seja, o que já aparece pré-selecionado é o "Cancel".
É isso! Com esses parâmetros vou encerrar este tópico. Na verdade ainda temos como parâmetro o MessageBoxOptions, que você pode explorar, mas nenhuma de suas opções é relevante e elas praticamente nunca são usadas, então não percamos tempo com elas agora.
A partir do próximo tópico falarei sobre o conector MySQL .NET, que nos permite conectar a aplicação ao SGBD MySQL.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Ultima Online

Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras
Computadores de 1,5 tonelada

Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.
Senhas

Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.
Tetris

Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.
Space Invaders

A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
Donkey Kong

A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
Galaxy Game

As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.
Cuidados com o notebook

Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.
Nintendo Wii

Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!
Civilization

A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.










