Se você entendeu que Objetos em POO nada mais são do que entidades e
suas características e funcionalidades, então não terá problema algum em entender o que é uma classe.
Classes são abstrações de objetos, ou seja, são as instruções que definem todas as características
de um objeto, incluindo o seu nome e passando por todas as funções.
Veja um exemplo de criação de classe em C#
class Carro { string strCor; string strMarca; public void setCor(string cor) { strCor = cor; } public string getCor() { return strCor; } }
Não vamos nos preocupar com a sintaxe agora, mas vejam como tudo é simples. Definimos o nome da classe (Carro), depois
seus atributos (cor e marca, representadas pelas variáveis strCor e strMarca, respectivamente) e mais abaixo suas funcionalidades (definir cor e retornar cor,
representadas pelos métodos setCor e getCor,
respectivamente). Não se preocupem agora com as palavras “public” contidas no código. Falaremos sobre elas mais
adiante. O importante é ficar claro que a classe é a estrutura do objeto. É como se fosse
a "receita" que nos permitirá criar o objeto no futuro.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Ábaco
O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.
Música tema do Blanka
Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.