Manipular strings é fundamental para o desenvolvimento de qualquer aplicação. Os métodos para isso são diversos e vou citar os mais utilizados. Vamos começar pela concatenação simples, que consiste no fato de somar duas variáveis do tipo string. Vejam esse exemplo:
A impressão da variável concatenada será:
Percebam que houve uma fusão do conteúdo das duas variáveis dentro da variável concatenada. Esta é a forma mais simples de concatenação de strings.
Método Substring
Esse importante método serve para permitir que separemos apenas uma parte de uma string. Ao chamá-lo devemos dizer a partir de qual posição da string ele deve começar a atuar e por quantos caracteres ele atuará. É mais simples do que parece. Imaginemos uma string contendo a seguinte frase:
“C# é muito legal!”.
Se quiséssemos pegar apenas a palavra “muito”, deveríamos fazer da seguinte forma:
string teste = "C# é muito legal!";
string pedaco = teste.Substring(5,5);
Comentando esse pequeno trecho, teremos:
Agora vejam a impressão da variável “pedaco”:
O método Substring também aceita a passagem de somente um parâmetro. Quando isso acontece ele entende esse valor como sendo o caractere de início da ação, e, como não há um valor informando quantos caracteres ele deve ler, isso será feito até o término da string. Vejam abaixo:
Vejam a execução:
Método ToUpper
Esse método é muito simples. Ele simplesmente pega toda a string e a deixa em letras maiúsculas.
Agora a variável “variavelNova” tem todos os seus caracteres em maiúsculo.
Método ToLower
Ao contrário da ToUpper, a ToLower deixa todos os caracteres da String minúsculos.
Método StartsWith
Esse método retorna um booleano sempre que encontra uma string que inicie com o parâmetro passado para ela. Vejam um exemplo:
Executando teremos:
Método EndsWith
Como o próprio nome sugere, esse método é o contrário do StartsWith. Ele verifica se uma string termina com determinada sequência de caracteres recebida como parâmetro.
No Console teremos:
Método Trim
Esse também é um método bastante interessante. Ele remove todos os espaços em branco contido em strings.
Criei esse código e deixei vários espaços em branco, tanto no início quanto no final da string. No entanto, a variável nova não conterá estes espaços, conforme ilustra a execução abaixo:
Vale ressaltar que o método Trim possui duas variações, que são o TrimStart e o TrimEnd. O primeiro remove espaços em branco apenas no início da string e o segundo remove apenas no final.
Métodos PadLeft e PadRight
Os métodos PadLeft e PadRight realizam um preenchimento na string, deixando-a com o tamanho que você desejar. Imagine que você tenha uma pequena string, de apenas dois caracteres, mas por alguma razão (normalmente usa-se isso para realizar validação de dados) queira que ela tenha 5 caracteres. Isso pode ser feito através do PadLeft ou PadRight. O primeiro efetua o preenchimento à esquerda, enquanto o segundo o faz à direita. Vamos a um exemplo para deixar bem claro:
Se tudo deu certo, agora a variável “nova” terá 5 caracteres, sendo que os três primeiros serão espaços vazios. Vejamos no Console se isso realmente aconteceu:
Vejam que a string parece deslocada, mas na verdade ela está com 3 caracteres de espaço inseridos antes do “Oi”.
Também é importante comentar que é possível escolher com qual caractere esse preenchimento acontecerá. No exemplo acima, como não especificamos nada, foram colocados espaços em branco, mas poderíamos, por exemplo, querer que fossem colocados caracteres “x”. Dessa forma nosso comando ficaria da seguinte forma:
Vejamos agora se o preenchimento aconteceu corretamente no Console:
Agora a variável contém 3 caracteres “x” no seu início. Tudo o que foi dito e feito com o PadLeft vale para o Right, mas tudo acontecerá do lado direito da string.
Método Split
Esse método pode dividir uma string e armazená-la em um vetor. A divisão acontecerá sempre que ela encontrar, dentro da string, um caracter previamente definido. É simples. Imaginemos uma string contendo uma data, da seguinte forma:
String data = 15/04/2012;
Agora, supondo que queiramos separar o dia, o mês e o ano, faremos uso do método Split da seguinte forma:
O comando foreach foi colocado apenas para exibir todo o vetor "Partes". Vejamos como ele ficou:
Notem que em cada posição do vetor foi colocada uma parte da variável data e o caractere que delimitou essas partes foi o ‘/’.
Método Join
Esse método faz exatamente o contrário do Split. Ele promove a fusão de dados contidos em vetores para uma única string, permitindo que especifiquemos, no seu primeiro parâmetro, um separador para eles. Vejam o exemplo:
Vejam a saída:
Apenas para deixar bem claro o papel do primeiro parâmetro, que no exemplo acima era um espaço em branco, vou fazer outro exemplo, agora colocando um hífen, da seguinte forma:
Notem a diferença:
Método Replace
Outro método muito importante, principalmente para a validação de dados antes de enviá-los a um banco de dados, por exemplo, é o Replace, que é capaz de substituir caracteres por outro previamente definido.
Imagine que você tenha um valor monetário capturado no formato R$ 250,00, mas para passá-lo ao banco de dados deve estar no formato R$ 250.00. Vejam como isso seria fácil com o Replace:
Imprimindo a variável novoValor, teremos:
Notem que a vírgula foi substituída pelo ponto. Esse método permite trocar qualquer coisa por qualquer coisa. Poderíamos, por exemplo, trocar uma palavra inteira por outra ou ainda mais de uma palavra por apenas outra, conforme o exemplo abaixo:
Imprimindo a variável, teremos:
Esse foi o método Replace. Sem dúvida você não viverá sem ele!
Método IndexOf
Este método nos informa em qual posição de uma string um determinado caractere está ou uma sequência de caracteres começa. É bem simples e útil, vejam:
Como o retorno dessa função é um número inteiro que indica a posição do caractere na string, defini a variável ‘posicao’ para recebê-lo.
Vejamos a saída:
Como procurávamos o caractere ‘p’, ele retornou a posição 7, pois o início da contagem é sempre a partir do zero.
Caso procurássemos uma sequência maior de caracteres, ele retornaria a posição do primeiro caractere dela, ou seja, a posição em que ela se inicia, conforme o exemplo abaixo:
Rodando esse código teremos:
Caso procurássemos um caractere ou um trecho que não está presente na string, ele retornaria o valor -1.
Esse foi o método IndexOf e com ele encerro a sequência de métodos que selecionei para manipular strings. Caso algum deles não tenha ficado claro, leia novamente sua explicação. Eles serão muito úteis para o desenvolvimento de qualquer aplicação.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Final Fantasy X
O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
Duck Hunt
Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".
Playstation
O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.
Galaxy Game
As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.
Mario e seu bigode
O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.
Muitos aplicativos
Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.
Senhas
Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.
Nintendo Entertainment System
O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.
Space Invaders
O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.
Asteroids
O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.
PDP-1
O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.
Inteligência artificial
O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.
Recorde de patentes
A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.
Máquina de Pascal
A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.
Mortal Kombat - O Filme
O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.
Tomb Raider - O Filme
Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.
Mega Man
A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.
Civilization
A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.
Space Invaders
A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
Nintendo Wii
Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!
Computadores de 1,5 tonelada
Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.
Street Fighter 2
Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Tetris
O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.
River Raid
O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.
PC com barulho?
Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.
Música tema do Blanka
Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.
Pac Man
Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.
Donkey Kong
A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.
Cuidados com o notebook
Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.
Mario em Donkey Kong
O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.
Mouse
O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.