Com este tópico eu encerro o minicurso de Lógica de Programação. As principais técnicas e conceitos foram vistos, mas
claro que existe muito mais. Conforme citei no final do tópico anterior, dependendo da linguagem de programação que se
estiver utilizando, ferramentas diferentes estarão disponíveis, mas todas elas terão como princípio básico os conceitos
vistos aqui.
Desenvolver uma boa lógica de programação é fundamental para que seus programas sejam mais ágeis e robustos, mas você
não deve se preocupar se tiver encerrado este minicurso com alguma dúvida sobre um ou outro conceito. Lógica é algo que se desenvolve com o tempo. Alguns detectam os melhores caminhos para resolver
determinado problema com mais facilidade, outros com menos, mas repito, a prática irá fazê-lo desenvolver uma excelente
lógica. Os obstáculos que naturalmente surgirão ao desenvolver qualquer aplicação o farão aprimorar suas técnicas e,
então, quando se deparar com qualquer problema, automaticamente criará um pseudocódigo em sua cabeça, já imaginando
todas as ferramentas necessárias para solucioná-lo.
Fazendo um resumo de tudo o que abordamos até aqui, temos:
Algoritmo: Uma sequência ordenada de instruções para a solução de um problema.
Variáveis: São uma área na memória capaz de armazenar informações que podem ser alteradas
ao longo da execução da aplicação.
Constantes: Também são uma área na memória capaz de armazenar informações, mas estas não
irão variar ao longo da execução do programa.
É importante relembrar que tanto as variáveis como as constantes armazenam determinado tipo de dado, como números
inteiros, números fracionados ou caracteres diversos. Se uma variável ou constante foi criada para armazenar números,
não se deve tentar armazenar uma letra dentro dela.
Pseudocódigo: É mais detalhado que o algoritmo, mas ainda é genérico, apresentando uma
receita para a solução de determinado problema. Esta receita pode ser adaptada a qualquer linguagem de programação.
Operadores: Caracteres capazes de realizar operações ao longo do código da aplicação. São
exemplos de operadores:
+ (soma)
- (subtração)
* (multiplicação)
/ (divisão)
% (resto da divisão)
Estruturas de decisão: Desviam o fluxo de código de acordo com um teste executado.
Estruturas de repetição: Executam seguidas vezes um determinado bloco de códigos até que
uma condição seja violada.
Estes foram os conceitos abordados. Daqui para frente, se você pretende desenvolver aplicações para Internet, sugiro que
siga a sequência natural de minicursos, mas se o seu principal interesse é desenvolver aplicações para Desktop, o
próximo passo é o minicurso de MySQL, seguido pelo de Programação Orientada a Objetos e depois pelo de C#.
É isso!
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Máquina de Pascal
A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.
Ábaco
O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.
Nintendo Entertainment System
O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.