As estruturas de decisão são comandos que permitem que o código caminhe em determinada direção de acordo com um teste realizado no código. É com esse tipo de estrutura que fazemos o computador tomar decisões. Elas são muito simples. Vamos começar com o famoso par if/else.
If significa “se”, e else “senão”. Essas palavras reservadas, quando utilizadas em meio ao código, permitem que um determinado caminho seja percorrido “se” determinada condição for atendida, “senão” faz com que o código desvie para outro caminho. É muito simples, vamos aos exemplos práticos. Essa aqui é a “cara” de um programa em C# vazio:
Caso queira acompanhar no seu computador, o que fiz foi abrir o Visual C#, clicar em File, depois em New Project, selecionei a opção Console Application e cliquei em Ok. Após esse procedimento o código acima foi automaticamente gerado. Não se preocupe agora em saber o que são os using e o namespace, ok? No momento oportuno falarei sobre eles, mas isso não é relevante agora, para o início do minicurso. O importante a saber é que você deve digitar os códigos que darão início ao seu programa dentro da classe static void Main, conforme figura abaixo:
Para executar a aplicação criada no Visual C#, basta pressionar F5, ou clicar no menu superior Debug e depois em Start Debugging. Também é possível acelerar esse processo clicando no pequeno triângulo verde na barra principal, conforme figura abaixo:
Bem, mas vamos ao nosso importante conceito de estruturas de decisão utilizando if/else. Vejam o código que criei abaixo:
Vou executar esse pequeno programa e vamos ver qual será a saída, ou seja, o que o programa exibirá:
Agora vou inverter a comparação, vejam:
Agora quero testar se a é menor do que b e, se não for ele executará o segundo teste. Vou compilar e vejamos qual foi a saída:
É importante dizer que o comando if/else pode ser realizado de uma forma um pouco diferente da que utilizei aqui. No exemplo dado eu fiz um primeiro teste com o comando if, depois um outro teste com o comando else if. Mas e se as variáveis a e b tivessem exatamente o mesmo valor? O que aconteceria? Vamos testar! Agora os valores serão:
int a = 20;
int b = 20;
A execução disso exibirá:
Vejam que agora nada foi impresso e é muito fácil descobrir o motivo. Criamos testes que verificavam se a variável a era maior do que b e para b maior do que a, mas não fizemos nada para quando os dois tivessem o mesmo valor. Nós poderíamos acrescentar o sinal de >= (maior ou igual) ou <= (menor ou igual) e encaixa-las em algum dos testes, mas vou demonstrar uma última condição de teste da estrutura if/else, que é o else isolado. Vejam como ficará o código agora:
Vamos para a execução desse código para verificar se de fato o sistema entrou nesse bloco:
Vejam que, conforme prevíamos, como todas as condições anteriores não foram atendidas, o sistema entrou no bloco do else isolado. Também é possível usar o if isolado, caso você queira efetuar um único teste, não sendo necessário if/else ou o else isolado acompanhando-o.
Abaixo colocarei alguns pontos importantes que devem ser aprendidos nesse tópico.
- Blocos de códigos: são todos os comandos presentes dentro das chaves {}
- A estrutura if/else executa testes. Se o retorno de um teste for positivo, será executado o bloco de código equivalente ao último teste realizado. Se o teste não retornar positivo, ou seja, se a condição não for verdadeira, um próximo teste será realizado ou, caso nenhum teste retorne positivo, ele procurará o comando else isolado. Se encontrar, o executará. Caso contrário não executará nenhum bloco vinculado ao comando if/else.
No próximo tópico falarei sobre outra estrutura de decisão, chamada de switch/case.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
ENIAC
O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.
Galaxy Game
As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.
Street Fighter 2
Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Ultima Online
Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras
Tomb Raider - O Filme
Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.
Senhas
Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.
Nintendo Entertainment System
O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.
Nintendo Wii
Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!
Recorde de patentes
A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.
Mario em Donkey Kong
O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.