O par Label/TextBox aparece junto com frequência, por isso decidi falar dos dois em um tópico só. A ferramenta Label insere um texto que vai rotular um objeto ou então instruir o usuário sobre o preenchimento de um formulário, por exemplo. É, talvez, o componente mais simples e básico de todo o Visual C#. Dando continuidade ao exemplo, vamos inserir um componente Label ao projeto, conforme a figura abaixo:

Label e TextBox

Vamos alterar a sua propriedade Text para “Selecione um gênero musical:”.

Label e TextBox

Ainda na janela de Propriedades, vamos expandir a opção Font e, em seguida alterar a opção "Bold" para "True", conforme a imagem abaixo:

Label e TextBox

Notem que imediatamente o texto já ficou em negrito e destacado em relação aos outros.

Como próximo passo vamos alterar a propriedade (Name) para labelGeneroMusical, conforme ilustra a imagem a seguir:

Label e TextBox

Apenas lembrando, o valor definido na propriedade (Name) é como o código C# localizará e manipulará esse objeto.

Feito isso, vamos inserir um Label instruindo o usuário sobre a seleção de sexo também. Sua propriedade (Name) será "labelSelecaoSexo".

Label e TextBox

Agora vamos criar um Label na parte superior e, logo abaixo dele, colocaremos um TextBox.

Para o Label vamos definir o (Name) como "labelNomeUsuario" e o texto como “Digite seu nome:”, e para o TextBox vamos definir o (Name) como "textBoxNomeUsuario".

Label e TextBox

A imagem acima mostra o TextBox já inserido e com seu nome alterado para "textBoxNomeUsuario". Para que ele ficasse maior eu simplesmente o redimensionei, da mesma maneira como faríamos com uma janela do Windows.

Agora, ao clicar no botão "Exibir Mensagem", além dos dados que já eram exibidos, vamos acrescentar o nome do usuário, que será digitado no TextBox.

A mudança no código será muito pequena, vejam:

Label e TextBox

Inseri, no início do bloco de comandos vinculados ao clique do botão, uma variável String que recebe o texto digitado no TextBox.

Ao final, no momento da exibição, apenas acrescentei essa variável às duas que já eram exibidas.

Label e TextBox

Agora vamos executar o código:

Label e TextBox

Aí está nosso pequeno aplicativo exibindo também o nome digitado no TextBox. Como eu havia dito no início que uma das vantagens de se utilizar o Label para instruir o usuário sobre o preenchimento de campos era poder efetuar uma alteração dinâmica no texto, vamos aprender como fazer isso agora. Imaginemos uma situação em que o preenchimento do campo nome seja obrigatório e, se o usuário não o preencher, mesmo selecionando as opções de gênero musical e sexo, elas não devem ser exibidas. Vejam como é simples:

Label e TextBox

Percebam que a lógica envolvida é muito simples: insiro em uma variável o conteúdo do TextBox e em seguida faço uma verificação para saber se ela está vazia. Se estiver, efetuo um desvio por grande parte do código, terminando-o em um bloco com uma caixa de mensagens e dois comandos para manipulação do Label.

Agora vamos executar a aplicação e vou clicar no botão "Exibir Mensagem" sem ter digitado um nome. Vejamos o que acontece:

Label e TextBox

Em uma primeira etapa foi exibida a mensagem de alerta e, ao clicar no botão de OK desta mensagem, o nosso Label, cujo nome é "labelNomeUsuario", mudará seu texto e sua cor:

Label e TextBox

O que acabou de ser feito aqui é a alteração dinâmica de conteúdo a que me referi no início. Suas possibilidades de uso são imensas. O importante a ser notado é que já é possível perceber um padrão para acesso às propriedades dos componentes. Devemos sempre chamá-los pelos nomes que definimos em suas propriedades (Name) e em seguida modificar o valor da propriedade que nos interessa. O processo para manipular os botões era semelhante, os checkboxes também, enfim, isso valerá para todos os componentes. É muito simples!

No próximo tópico falarei sobre ComboBox e com isso encerraremos o primeiro bloco de ferramentas que prometi comentar.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.