Este tópico falará sobre o componente MaskedTextBox. O próprio nome é bastante sugestivo para a sua função, pois ele nada mais é do que um TextBox “mascarado”. Ele define um padrão de entrada para dados. É como se fosse um molde inserido sobre um TextBox e que permite somente a inserção de dados padronizados. É muito simples de entender e usá-lo.

Vamos abrir a aplicação e em seguida o formulário de Cadastro de Clientes, que atualmente está da seguinte forma:

MaskedTextBox C#

Agora vamos deletar o TextBox de inserção da Data de Nascimento, deixando-o assim:

MaskedTextBox C#

Em seguida vamos arrastar um componente MaskedTextBox para o local onde estava o TextBox anterior e nomeá-lo para "mskDataNascimento", da seguinte forma:

MaskedTextBox C#

O aspecto visual do MaskedTextBox é muito parecido com o de um TextBox comum, no entanto podemos observar a pequena seta na parte superior, que indica a existência de um menu de opções vinculado a este componente. Clicando nela, teremos:

MaskedTextBox C#

E ao clicar na opção “Set Mask...”, teremos:

MaskedTextBox C#

Nesta tela definiremos a entrada da Máscara, ou seja, qual molde será colocado sobre o TextBox para limitar a inserção de dados. Como é possível observar na imagem acima, existem vários padrões, como para números inteiros, telefones, datas simples, datas com hora, apenas hora, CEP, além de ser possível personalizar uma máscara. Para o nosso caso selecionaremos Short date.

Ao clicar nela o Visual C# já preenche os campos Mask e Preview, na parte inferior da tela, dando-nos uma demonstração de como o campo será exibido ao usuário. Após clicarmos em OK veremos que o campo já se diferencia de um TextBox convencional, pois a máscara aparece inserida, conforme ilustra a imagem abaixo:

MaskedTextBox C#

A parte visual está pronta, no entanto devemos alterar o código e trocar todos os comandos que faziam referência ao TextBox para adaptá-los ao MaskedTextBox. O primeiro trecho em que isso deve ser feito é no método construtor sobrecarregado, que possui o trecho de código:

MaskedTextBox C#

Vejam que na imagem acima o TextBox que excluímos já aparece grifado, pois ele não é mais encontrado pela aplicação.

A alteração que devemos fazer neste trecho é:

MaskedTextBox C#

O segundo trecho que deve ser alterado é dentro do código referente do evento Click do botão "Salvar". O método formataData passava como parâmetro o conteúdo do TextBox, mas agora deve passar o conteúdo do MaskedTextBox, devendo ser alterado como ilustra a imagem abaixo:

MaskedTextBox C#

O mesmo deve ser feito para o código do evento Click do botão "Atualizar".

MaskedTextBox C#

Agora é possível executar a aplicação. Notem que, ao manipular os dados no componente MaskedTextBox, é impossível inserir mais caracteres do que os correspondentes às datas, é impossível inserir letras e já existem as barras separando os dias, meses e anos, o que torna mais fácil a visualização para o usuário.

Validando o campo MaskedTextBox

Validar um campo do tipo MaskedTextBox é muito fácil. Para isso vamos fazer uso do evento TypeValidationCompleted, como ilustra a imagem abaixo:

MaskedTextBox C#

Clicando duas vezes sobre ele criaremos o método de mesmo nome. Dentro dele colocaremos o seguinte código:

MaskedTextBox C#

Comentando, teremos:

MaskedTextBox C#

Agora, se tentarmos efetuar a inserção de uma data inválida, receberemos a mensagem de erro contida no bloco else.

MaskedTextBox C#

Nossa validação está quase pronta. Eu digo "quase" porque se o usuário não digitar nada no MaskedTextBox ainda teremos um erro gerado, pois a validação pelo método TypeValidationCompleted só acontece quando um caractere é digitado. Existem várias maneiras de resolver isso, mas a que vou sugerir aqui envolve um conceito visto bem no começo do minicurso, portanto servirá como revisão. Estou me referindo à propriedade Enabled do botão "Salvar". Vamos defini-la por padrão como "False".

MaskedTextBox C#

Agora vamos selecionar o MaskedTextBox e, na barra de eventos, localizar a opção KeyDown.

MaskedTextBox C#

Dando dois cliques nela criaremos a função, que deverá ser preenchida com o seguinte código:

MaskedTextBox C#

O método KeyDown é acionado sempre que qualquer tecla do teclado for pressionada. Como o vinculamos ao MaskedTextBox, ela só será acionada quando o usuário inserir qualquer caractere neste campo, habilitando, dessa forma, o botão "Salvar" que fará a validação dos dados. Agora fica impossível tentarmos salvar dados sem antes preenchermos o campo de data de nascimento, pois o botão permanecerá desabilitado, conforme ilustra a imagem abaixo:

MaskedTextBox C#

Com isso encerramos a validação do MaskedTextBox. Na sequência veremos como percorrer todos os TextBoxes de um formulário para validá-los todos ao mesmo tempo.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.