Estrutura de decisão é um dos assuntos mais importantes de tudo o que pode haver para ser falado neste minicurso. E não se preocupem, porque trata-se de algo extremamente simples.

Uma estrutura de decisão é só um comando capaz de executar um teste e, dependendo da resposta deste, que poderá ser verdadeiro ou falso, ele pode provocar um desvio no fluxo de execução do código. Parece complicado, mas é extremamente simples. Vamos imaginar um pequeno programa que pergunta a idade do usuário e responde uma mensagem dizendo se ele já é maior de idade ou não. Uma sugestão de pseudocódigo pode ser a seguinte:

VARIAVEIS
Idade:Integer;
INICIO
Idade ← 0;
ESCREVA(‘Por favor, digite sua idade: ’);
LER(Idade);
SE Idade >= 18 então
ESCREVA(‘Você já é maior de idade!’);
SENÃO
ESCREVA (‘Você não é maior de idade ainda.’);
FIM

Fazendo alguns comentários importantes sobre este bloco de comandos, teremos:



Como foi possível perceber, uma estrutura de decisão é como se fosse uma pergunta que é feita em determinado momento do código e, dependendo da resposta retornada, o fluxo caminhará para uma direção ou outra. Vale destacar que vários testes podem estar aninhados dentro da mesma estrutura. Aproveitando o exemplo acima, vamos imaginar que se a idade digitada pelo usuário fosse menor ou igual a 10 anos, então exibiríamos uma mensagem personalizada dizendo ao usuário que ele ainda é uma criança. Então nosso pseudocódigo ficaria da seguinte forma:



Aqui ficou claro que os testes podem estar aninhados e, caso o primeiro teste falhe, o segundo é feito. Se ele falhar também, o próximo é executado, e assim por diante. A grande observação é a seguinte: é possível perceber que o último comando 'SENÃO' está isolado, sem qualquer outro teste 'SE' junto dele. Isso significa que queremos que o código vinculado a este bloco seja executado caso todos os anteriores falhem. Nós queremos que o fluxo de execução passe por ele caso todos os testes anteriores retornem o valor falso, então, por este motivo, ele deve ser sempre o último comando a ser inserido dentro da estrutura de decisão.

Ilustrando esta teoria em um fluxograma, teríamos algo como:


É isso. No tópico seguinte falarei sobre estruturas de repetição.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.