Estruturas de repetição são outro assunto de extrema importância na programação. Basicamente o papel de uma estrutura de
repetição é “travar” a execução do código em determinado local, impedindo que o fluxo natural dos
comandos aconteça. Uma estrutura de repetição é capaz de executar uma sequência de comandos várias vezes, enquanto uma condição pré estabelecida seja verdadeira.
Tentando ser mais claro, uma estrutura de repetição abriga um ou mais comandos. No início da estrutura é feito um teste
e, se ele for verdadeiro, estes comandos serão executados. Ao final da execução dos comandos que estiverem dentro da
estrutura de repetição, o teste inicial é feito novamente. Se retornar o valor verdadeiro, uma nova execução dos
comandos presentes na estrutura acontece. Se retornar o valor falso, a estrutura se encerra e os comandos abaixo dela
serão executados.
Vejam o pseudocódigo abaixo, onde crio um pequeno programa que faz a análise de duas notas de provas digitadas pelo
usuário e, enquanto a média aritmética destes números for inferior a 6, será exibida a mensagem de “Aluno Reprovado”.
VARIAVEIS
nota1, nota2:Integer;
media:float;
INICIO
nota1 ← 0;
nota2 ← 0;
media ← 0;
ENQUANTO media
< 6 FACA
ESCREVA(‘Por favor, digite a primeira nota: ’);
LER(nota1);
ESCREVA(‘Por favor, digite a segunda nota: ’);
LER(nota2);
media ← (nota1+nota2)/2;
ESCREVA(‘Aluno Reprovado ’);
FIM ENQUANTO;
ESCREVA (‘Aluno Aprovado!’);
FIM
Comentando este código, teremos:
Como foi possível observar, a estrutura de repetição trava o fluxo, impedindo que o restante do código seja executado
enquanto uma condição definida no seu início for verdadeira.
Existem alguns tipos diferentes de estruturas de repetição, dependendo até da linguagem de programação utilizada, mas
o princípio básico é esse descrito acima.
No tópico seguinte farei comentários e observações sobre as técnicas de lógica de programação que vimos aqui.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
River Raid
O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.
Space Invaders
A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.
Mouse
O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.
Asteroids
O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.