Bem, a partir daqui vamos começar a entender como funciona a integração do C# com o Visual C# Express. Conforme explicado no tópico “Conhecendo o Visual C# 2010”, ele é uma IDE de desenvolvimento, ou seja, um ambiente com ferramentas diversas para facilitar a criação de programas. Abaixo, só para relembrar, coloco novamente uma imagem com os principais blocos e janelas que encontraremos nele.

Ferramentas Gráficas C#

Como vocês podem notar, a quantidade de ferramentas disponíveis no Visual C# é imensa e seria impossível falar sobre todas elas, pelo menos nessa parte introdutória do minicurso. Minha intenção nesse início é explicar como utilizar as principais ferramentas. As restantes irei adicionando aos poucos, em seções como a Dicas.

Bem, mas vamos iniciar! Para criar um projeto Windows Forms no Visual C# devemos proceder da seguinte forma: após abrir o programa, clique em File, New Project, selecione a opção Windows Forms Application e clique em OK. Surgirá uma tela semelhante a essa:

Ferramentas Gráficas C#

Aí está nosso pequeno Windows Form. Apenas para esclarecer, um projeto Windows Form é uma plataforma capaz de receber botões, caixas de texto, imagens, barras de rolagem, sons, enfim, é uma base capaz de abrigar todos os modernos recursos que vemos nos aplicativos atuais. Na janela principal, que é o local onde os programas são criados, temos o Form1. Esse form é o programa em si. Nele serão adicionados os campos, menus, textos e botões. Na janela de ferramentas, à esquerda do Form, clique na opção "Button" e o arraste até o Form.

Ferramentas Gráficas C#

Aí está nosso botão. A forma de se inserir ferramentas no projeto será sempre essa: clicar e arrastar. Vamos tentar o mesmo com ferramentas que utilizaremos com frequência, como Labels, Textbox, Radiobuttons, Comboboxes e Checkboxes:

Ferramentas Gráficas C#

Como essas são as 6 ferramentas que exploraremos inicialmente, vou falar resumidamente sobre elas aqui:

Button: É utilizado normalmente para confirmar uma operação. É equivalente a pressionarmos a tecla Enter, no Console.

Radiobutton: Permite que o usuário selecione uma opção dentre várias. É comum encontrarmos RadioButtons para seleção de sexo, pois nesse caso queremos apenas um valor e nunca mais de um.

CheckBox: É semelhante ao RadioButton, mas aqui damos ao usuário a liberdade de selecionar mais de uma opção. Imagine que você queira receber do usuário informações sobre os gêneros musicais que ele goste. Para isso o CheckBox é a melhor alternativa, pois pode exibir várias opções e permitir que o usuário selecione quantas quiser.

Label: É apenas um texto, mas você tem controle dinâmico sobre ele. Nos testes isso ficará bem claro, mas para começar a compreendê-lo, imagine um texto que pode ser alterado de acordo com uma interação do usuário, como o clique em um Button. É bastante útil!

TextBox: É uma caixa de texto que recebe informações do usuário. Ela está sempre presente em sites de comércio eletrônico, por exemplo, pois estes necessitam de dados pessoais do usuário para poderem completar o pedido de compra.

ComboBox: Estão presentes sempre que temos pouco espaço para solicitar do usuário alguma informação dentre muitas possíveis. Em quase 100% dos formulários que perguntam ao usuário em que Estado ele nasceu ou está, são usados ComboBoxes.

Vamos iniciar, a partir do próximo tópico, por estas seis ferramentas, essenciais em todos os projetos.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.