As classes seladas são as mais simples e fáceis de serem compreendidas, mas nem por isso menos importantes. Imagine que você tenha uma aplicação com várias classes gerando uma hieraraquia de heranças. Existe uma Superclasse, que é herdada por Subclasse1 e também temos a Subclasse 2, que herda de Subclasse 1, conforme a figura abaixo:

Classes Seladas - Programação Orientada a Objetos - POO

Essa hierarquia, conforme ilustrada na figura acima, poderia não ter fim, já que poderíamos criar uma Subclasse 3, que herdaria de Subclasse 2 e assim por diante. Bem, mas imagine que você queira impedir isso, fazendo com que determinada classe não possa ser herdada, ou seja, você tem a chamada “classe pronta”, que por não ser herdada também não aceitará a sobrescrita de métodos. Bem, para proteger sua classe contra novas operações de herança é que o tipo de classe selada é usada. Eu criei a mesma estrutura de classes da imagem acima:

Classes Seladas - Programação Orientada a Objetos - POO

Agora vou selar a Superclasse para impedir que a Subclasse1 herde dela, vejam como a sintaxe é simples:

Classes Seladas - Programação Orientada a Objetos - POO

Vou tentar compilar essa aplicação, já que a Subclasse1 herdava dela e a Subclasse2 herdava de Subclasse1:

Classes Seladas - Programação Orientada a Objetos - POO

Vejam que não foi possível e um erro de compilação surgiu.

Essa mesma lógica poderia valer para um método, ou seja, podemos permitir que uma classe seja herdada e impedir que um método seja sobrescrito, ou seja, podemos impedir que façam override em métodos. A única observação é que eles já precisam ser sobrescritos, ou seja, precisam estar presentes em alguma subclasse. Vou demonstrar com exemplos. A Subclasse1 também possui o método calculaPrecoParcelado, sobrescrito da Superclasse, vejam:

Classes Seladas - Programação Orientada a Objetos - POO

Ela está herdando de Superclasse e efetuando o override no método calculaPrecoParcelado.

Classes Seladas - Programação Orientada a Objetos - POO

Agora vamos selar o método calculaPrecoParcelado em Subclasse1, para impedir que Subclasse2 possa sobrescrevê-lo.

Classes Seladas - Programação Orientada a Objetos - POO

Agora vou tentar compilar a aplicação:

Classes Seladas - Programação Orientada a Objetos - POO

Agora o método calculaPrecoParcelado, presente em Subclasse1 está selado, ou seja, impedido de ser modificado por uma subclasse, que no caso é a Subclasse2.

Essa é a função das classes e métodos selados. Simples, mas muito importante!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.