Vamos criar a base de dados para nosso pequeno aplicativo. Olhando para a tela de cadastro de clientes é fácil identificar os campos que nossa tabela deverá ter. Vejamos:

Base de Dados

Temos 8 campos. Então, minha sugestão de criação de base de dados e tabela será:

CREATE DATABASE ContemBits;
USE ContemBits;
CREATE TABLE cliente (
nome varchar (30),
rua varchar(30),
bairro varchar(30),
numero varchar(5),
cidade varchar(30),
estado varchar(2),
email varchar(50),
data_nascimento date,
primary key (email)) ENGINE=INNODB;

Abrir janela com código copiável

Apesar de não ser o ideal, defini o email como sendo a chave primária da nossa tabela, já que não é possível que dois usuários tenham emails iguais e o foco é somente mostrar como o C# interage com o banco.

Por aqui era só isso! Temos a base de dados criada e o conector MySQL .Net já está instalado e sendo detectado pelo Visual C#. A estrutura para receber os dados já está pronta, mas antes de entrarmos nos comandos que farão a inserção, vou abrir um parênteses no próximo tópico para falar sobre os comandos try/catch/finally, pois eles são muito importantes para a manipulação de dados do banco.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.