Assim como o for, o while gera uma loop de repetição de código. O que o diferencia do for é que ele é utilizado quando você não sabe exatamente quantas vezes o ciclo deve acontecer. No for, se você se lembra da sintaxe, o segundo bloco de execuções era um teste para verificar se a variável de controle já tinha atingido um valor previamente estabelecido, ou seja, quando montamos o comando já sabemos quantas vezes ele acontecerá. No while isso não é necessário.

Eu vou começar a falar dele com um primeiro exemplo que faz exatamente a mesma coisa do que criamos no tópico sobre for, ou seja, um programinha que exibirá um número de 1 a 5 na tela.

A sintaxe do while para isso é:

Estrutura de Decisão - While

Executando, teremos:

Estrutura de Decisão - While

Agora vou comentar o comando while:

Estrutura de Decisão - While

Bem, nesse exemplo também sabemos, mesmo antes do ciclo começar, que ele acontecerá por 5 vezes, então ele parece ter exatamente a mesma função do for, mas vou dar um exemplo agora para demonstrar seu funcionamento quando não sabemos quantas vezes o ciclo acontecerá.

Crei um pequeno código para receber a idade do usuário a armazená-la numa variável de mesmo nome, conforme imagem abaixo:

Estrutura de Decisão - While

Vejam como ficou a execução desse código:

Estrutura de Decisão - While

Percebam que o programa foi perguntando a minha idade e eu fui inserindo vários valores, mas enquanto não inseri o 25, ele não saiu do loop. Vejam o código comentado:

Estrutura de Decisão - While

Como ficou claro neste último exemplo, mesmo sem saber quantas iterações seriam necessárias, conseguimos criar um loop no código. Isso é o que diferencia o comando for do while. Com o primeiro você deve saber o número de repetições para estabelecer seu término. Com o segundo essa informação não precisa ser conhecida no início da execução.

Essas foram as duas estruturas de repetição do C# que selecionei para comentar nesse momento. Existe uma terceira, que é, na verdade, uma variação do for, chamada de foreach, e falarei dela no momento adequado, não se preocupem.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.