Assim como o for, o while gera uma loop de repetição de código. O que o diferencia do for é que ele é utilizado quando você não sabe exatamente quantas vezes o ciclo deve acontecer. No for, se você se lembra da sintaxe, o segundo bloco de execuções era um teste para verificar se a variável de controle já tinha atingido um valor previamente estabelecido, ou seja, quando montamos o comando já sabemos quantas vezes ele acontecerá. No while isso não é necessário.

Eu vou começar a falar dele com um primeiro exemplo que faz exatamente a mesma coisa do que criamos no tópico sobre for, ou seja, um programinha que exibirá um número de 1 a 5 na tela.

A sintaxe do while para isso é:

Estrutura de Decisão - While

Executando, teremos:

Estrutura de Decisão - While

Agora vou comentar o comando while:

Estrutura de Decisão - While

Bem, nesse exemplo também sabemos, mesmo antes do ciclo começar, que ele acontecerá por 5 vezes, então ele parece ter exatamente a mesma função do for, mas vou dar um exemplo agora para demonstrar seu funcionamento quando não sabemos quantas vezes o ciclo acontecerá.

Crei um pequeno código para receber a idade do usuário a armazená-la numa variável de mesmo nome, conforme imagem abaixo:

Estrutura de Decisão - While

Vejam como ficou a execução desse código:

Estrutura de Decisão - While

Percebam que o programa foi perguntando a minha idade e eu fui inserindo vários valores, mas enquanto não inseri o 25, ele não saiu do loop. Vejam o código comentado:

Estrutura de Decisão - While

Como ficou claro neste último exemplo, mesmo sem saber quantas iterações seriam necessárias, conseguimos criar um loop no código. Isso é o que diferencia o comando for do while. Com o primeiro você deve saber o número de repetições para estabelecer seu término. Com o segundo essa informação não precisa ser conhecida no início da execução.

Essas foram as duas estruturas de repetição do C# que selecionei para comentar nesse momento. Existe uma terceira, que é, na verdade, uma variação do for, chamada de foreach, e falarei dela no momento adequado, não se preocupem.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!