Quando manipulamos dados, seja para operações matemáticas, processos de concatenação ou simplesmente a leitura para
armazenamento em variáveis, os destinos e origens devem ser compatíveis, ou seja, não
podemos pegar o caractere “g” e armazená-lo em uma variável do tipo inteiro, que espera por um número. Essa é uma
característica das linguagens chamadas de fortemente tipadas, ou seja, os tipos de dados devem ser respeitados
rigorosamente. C# é uma dessas linguagens. Apenas por curiosidade, o contrário disso são as linguagens fracamente
tipadas ou dinamicamente tipadas, que permitem que o tipo de dado armazenado em uma variável seja alterado sem qualquer
conversão, ou seja, a variável aceita qualquer tipo de informação que se tentar armazenar nela. JavaScript e PHP são
bons exemplos dessas linguagens.
Bem, mas retornando ao que nos interessa, Casts são conversões para que variáveis possam armazenar
dados que, a princípio não poderiam ser aceitos por elas. Já vou exibir um exemplo, pois Casts são bastante
simples, vejam esse código, que coloca um dado do tipo float em uma variável int:
Agora vejam a execução desse código no Console:
Percebam que o valor que eu adicionei propositalmente na variável i foi totalmente
substituído pelo valor da variável f, mas a parte armazenada após a vírgula na variável
do tipo float foi perdida. Isso acontece porque uma variável int não pode armazenar casas decimais, então no momento do Cast elas são desprezadas.
Convert
Neste exemplo fiz uma conversão de números do tipo float para números do tipo inteiro,
mas poderíamos fazer de número para String. Para isso utilizamos uma sintaxe um pouco
diferente, veja:
Percebam que trata-se de uma sintaxe muito intuitiva. Quando digitamos Convert.ToString estamos praticamente ditando o comando ao programa. A saída desse código é:
Neste exemplo, ao contrário do primeiro, não existe perda de informação, pois convertemos um dado para uma String, e esta pode armazenar qualquer informação em formato de texto.
A classe Convert, utilizada aqui para a conversão, é talvez o método mais completo e
eficiente meio para realizar Casts. Ao digitar Convert seguido do ponto no Visual Studio,
o IntelliSense já nos mostra todas as conversões possíveis, veja:
Parse
Por ser tão completa e intuitiva assim, a classe Convert é a forma mais utilizada de
Cast, mas também existe outra, que é o método Parse. Imaginem que precisássemos
pegar uma String e convertê-la para um número. Utilizando o método Parse, teríamos:
Existem algumas diferenças técnicas entre os três métodos citados, mas elas não são relevantes agora. Só por
curiosidade, o Parse é o mais rápido deles, mas se você está tendo seu primeiro contato
com os Casts agora, aconselho-o a usar o Convert, mais comum e completo, até porque essa diferença de velocidade não é
significativa para 99% das aplicações.
O importante é saber que os dados podem sofrer conversões e que, em alguns casos alguns, trechos podem se perder.
Fiquem sempre atentos a isso!
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Muitos aplicativos
Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.
Cuidados com o notebook
Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.
Máquina de Pascal
A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.
Asteroids
O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.
Mortal Kombat - O Filme
O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.
Duck Hunt
Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".
Recorde de patentes
A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.
River Raid
O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.