O processo de conexão de um aplicativo C# a qualquer banco de dados é bastante simples, mas claro que é necessário que você já esteja familiarizado com os comandos SQL, portanto, se esse não for o seu caso, aconselho que faça uma pausa no minicurso de C# e comece o de MySQL, que foi o SGBD que escolhi para utilizar neste minicurso.

Bem, quando queremos manipular dados de uma tabela, acessamos o SGBD, nos logamos, definimos qual a base de dados que queremos utilizar e, depois disso já entramos com os comandos SQL que, de fato, farão a manipulação dos dados. Com o C# todo esse caminho continua válido, no entanto, para enviar os comandos ao SGBD, seja para definição da base de dados, do usuário que se logará no banco ou para enviar os comandos, precisamos de um conector. Este conector nada mais é do que um pequeno programa ou uma biblioteca com ferramentas que nos permite manipular o banco de dados a partir da aplicação que estamos criando. No caso do MySQL em conjunto com o C#, devemos utilizar o MySQL Connector .Net, que, como o próprio nome sugere, serve não só para aplicativos para Desktop feitos em C#, mas para qualquer linguagem pertencente à plataforma .Net. Ele pode ser baixado no seguinte endereço:

http://dev.mysql.com/downloads/connector/net/

Sugiro que você baixe a versão MSI Installer e, feito isso é só instala-la, como se fosse um aplicatido qualquer. Faça isso com o Visual C# fechado, ok?

Para saber se o processo de instalação deu certo é muito simples. Basta abrir o Visual C#, criar um projeto qualquer (ou abrir um projeto já existente), clicar com o botão direito do mouse em References, na Solution Explorer, depois em Add Reference, como ilustra a figura abaixo:

MySQL Connector .NET

Feito isso será exibida uma extensa lista de Referências que podem ser adicionadas ao seu projeto. No meio delas, na aba ".NET", deve haver a "MySQL.Data".

MySQL Connector .NET

Se ela estiver presente, significa que sua instalação do MySQL Connector .NET foi bem sucedida. Caso queira, você pode adicionar essa referência para conhecer o processo por completo. Basta selecioná-la e clicar em OK. Ela deverá aparecer junto às outras referências padrão do seu projeto, conforme a figura abaixo:

MySQL Connector .NET

Essa referência nos permitirá manipular bancos de dados do SGBD MySQL a partir de códigos feitos no Visual C#.

No tópico seguinte vamos criar a base de dados para nosso pequeno aplicativo de Cadastro de Clientes.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.