Vamos para a etapa final de validação do nosso pequeno aplicativo. No estágio em que ele se encontra até aqui, se um usuário abrir o formulário de alteração de dados ou de remoção de clientes e clicar no botão que finaliza a operação sem ter selecionado nenhum usuário no DataGridView, o sistema irá travar, como ilustra a imagem abaixo:

Contando as Linhas de um DataGridView

Isso acontece porque a primeira instrução do código responsável tanto pela remoção quanto pela alteração de dados precisa receber o índice da linha selecionada, mas se não houver nenhuma linha também não existirá o índice e o sistema trava. Existe mais de uma maneira de solucionar isso. Uma possibilidade seria até anglobar esse grupo de comandos em um bloco try/catch, mas defendo a opinião de que este recurso deve ser usado com cautela, então vou preferir demonstrar de outra forma, até para introduzir um parâmetro novo, bastante importante, que é o RowCount.

O método RowCount nos retorna a quantidade de linhas existentes no DataGridView. É muito simples fazermos a validação com ele, já que basta verificar, com a estrutura de decisão if, se o número retornado é o zero.

Vejam como ficará nosso código:

Contando as Linhas de um DataGridView

Se clicarmos no botão "Remover" sem haver qualquer cliente selecionado, receberemos a mensagem abaixo:

Contando as Linhas de um DataGridView

Agora basta que façamos a mesma alteração para o botão de atualizar e, com isso fechamos toda a parte de validação.

No tópico seguinte voltaremos a trabalhar com o formulário de “Sobre o Programa”, que é o último.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras