Vamos para a etapa final de validação do nosso pequeno aplicativo. No estágio em que ele se encontra até aqui, se um usuário abrir o formulário de alteração de dados ou de remoção de clientes e clicar no botão que finaliza a operação sem ter selecionado nenhum usuário no DataGridView, o sistema irá travar, como ilustra a imagem abaixo:

Contando as Linhas de um DataGridView

Isso acontece porque a primeira instrução do código responsável tanto pela remoção quanto pela alteração de dados precisa receber o índice da linha selecionada, mas se não houver nenhuma linha também não existirá o índice e o sistema trava. Existe mais de uma maneira de solucionar isso. Uma possibilidade seria até anglobar esse grupo de comandos em um bloco try/catch, mas defendo a opinião de que este recurso deve ser usado com cautela, então vou preferir demonstrar de outra forma, até para introduzir um parâmetro novo, bastante importante, que é o RowCount.

O método RowCount nos retorna a quantidade de linhas existentes no DataGridView. É muito simples fazermos a validação com ele, já que basta verificar, com a estrutura de decisão if, se o número retornado é o zero.

Vejam como ficará nosso código:

Contando as Linhas de um DataGridView

Se clicarmos no botão "Remover" sem haver qualquer cliente selecionado, receberemos a mensagem abaixo:

Contando as Linhas de um DataGridView

Agora basta que façamos a mesma alteração para o botão de atualizar e, com isso fechamos toda a parte de validação.

No tópico seguinte voltaremos a trabalhar com o formulário de “Sobre o Programa”, que é o último.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.