Como reta final do nosso aplicativo e também do minucurso, vamos retomar o formulário “Sobre o Programa”, mas apenas por uma questão prática. Para falar sobre os arquivos RTF eu precisava de um campo onde pudéssemos escrever textos e, como nosso formulário frmSobre possui este espaço, o utilizaremos, mas isso não agregará nenhuma funcionalidade ao nosso pequeno aplicativo.

Bem, nosso formulário de "Sobre o Programa" atualmente está da seguinte forma:

Gerando Arquivos RTF

Quando clicamos no botão "Salvar", o sistema está exibindo o conteúdo do RichTextBox em uma MessageBox e o botão "Carregar Imagem" apenas exibe, na PictureBox, o arquivo selecionado.

Vamos aprender como gerar um arquivo do tipo RTF, que terá como conteúdo o que for digitado no RichTextBox. Para isso faremos uso da ferramenta SaveFileDialog. Vamos localizá-la na Toolbox do Visual C# e arrastá-la para o frmSobre, conforme ilustra a imagem abaixo:

Gerando Arquivos RTF

Assim como alguns dos componentes que utilizamos ao longo do minicurso, ele não é exibido dentro do formulário, mas apenas se vincula a ele, permanecendo no rodapé. Na sequência vamos nomear esta ferramenta para "sfdLicensa":

Gerando Arquivos RTF

Agora vamos criar o novo código para o evento Click do botão "Salvar", que ficará da seguinte forma:

Gerando Arquivos RTF

Comentando-o, teremos:

Gerando Arquivos RTF

Vou salvar o seguinte texto:

Gerando Arquivos RTF

Agora abro a pasta da minha Área de Trabalho e lá está o arquivo gerado de dentro da nossa pequena aplicação!

Gerando Arquivos RTF

E se tentar abrir o arquivo...

Gerando Arquivos RTF

Aí está nosso conteúdo!

Bem, agora que já sabemos como gerar arquivos RTF a partir de um RichTextBox, vamos fazer o contrário, que é popular um RichTextBox com o conteúdo de um arquivo RTF.

Vou colocar o seguinte conteúdo dentro do RichTextBox:

Seja Bem Vindo!
Esté é um software sem direitos autorais e que faz parte do minicurso de C# do site Contém Bits!
Além de C#, aqui você aprende sobre:
--> Sistemas Operacionais
--> Redes de Computadores
--> Segurança de Dados
--> Bancos de Dados

E muito mais! Não esqueça de nos adicionar ao seu Favoritos!

www.contembits.com.br

E salvá-lo na pasta c:\CB\Sobre.rtf

Gerando Arquivos RTF

Agora a ideia é que este conteúdo seja automaticamente inserido no RichTextBox quando o formulário for carregado, ou seja, a aplicação deve ler o arquivo RTF e inserir o seu conteúdo no rtfSobre do formulário. O procedimento para isso é extremamente simples, vejam:

Gerando Arquivos RTF

Com apenas uma linha conseguimos este interessante procedimento.

Na sequência, vamos alterar a propriedade ReadOnly do RichTextBox para "True" e diminuir o seu tamanho, para ficar adequado ao conteúdo, como ilustram as imagens a seguir:

Gerando Arquivos RTF


Gerando Arquivos RTF

A ideia é que o usuário não possa alterar o conteúdo deste RichTextBox, por isso o definimos como ReadOnly. Agora vamos permitir a alteração apenas do logotipo, mas para isso utilizaremos um conceito interessante, que faz uso do Namespace System.IO e geraremos um arquivo no formato TXT para guardar o endereço da imagem escolhida pelo usuário, mas isso fica para o próximo tópico, que será o último!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!