Assim como vimos que o comando CREATE é responsável pela criação, tanto de tabelas quanto das bases de dados em um SGBD como o MySQL, o comando DROP faz o inverso, ou seja, apaga tabelas e bases de dados.

Vou criar uma base de dados simples, chamada contembits.

CREATE DATABASE contembits;

Vejamos se deu certo através do comando SHOW DATABASES;

Drop MySQL

Aí está nossa base de dados.

Agora vou criar uma tabela muito simples nessa base, chamada "teste".

CREATE TABLE teste(
nome varchar(30),
idade int,
primary key(nome)) Engine=InnoDB;

Agora um SHOW tables, para visualizarmos as tabelas existentes:

Drop MySQL

Nossa tabela "teste" está aí.

Vamos destruí-la com o comando DROP, da seguinte forma:

DROP TABLE teste;

Drop MySQL

Vejam que o comando foi bem aceito e, na sequência já realizei um SHOW TABLES, com o objetivo de visualizar as tabelas existentes nessa base, mas o retorno foi vazio, ou seja, a tabela "teste" foi realmente excluída.
Vamos fazer o mesmo para a base de dados "contembits".

Drop MySQL

Efetuei o DROP na base de dados e, ao listar todas as bases disponíveis podemos perceber que a "contembits" não está presente, ou seja, a remoção ocorreu com sucesso.

Os comandos DROP, sejam em tabelas ou em bases de dados, devem ser usados com muita cautela. Todos os dados são perdidos com ele, portanto é preciso ter muita atenção para não excluir dados por engano.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.