Agora que já criamos nossas tabelas, vamos aprender a realizar consultas simples e a inserir dados nas tabelas. Atualmente nossa base de dados possui essas três tabelas:

Inserindo Dados MySQL

Até agora fizemos uso do comando SELECT através da sintaxe SELECT * FROM nomedatabela. Este comando, como foi visto, retorna todos os dados de todas as colunas da tabela. Para o que precisamos até agora, foi suficiente, mas podemos não querer exibir todos os campos. Sendo assim, a sintaxe dele muda. Vamos imaginar que queiramos uma consulta simples, apenas exibindo o nome, email e idade dos clientes. Nosso comando ficará da seguinte forma:

SELECT nome, email, idade FROM cliente;

Aperfeiçoando o comando Select MySQL

Percebam que o SGBD retornou apenas os campos que definimos, facilitando a leitura dos mesmos.

Podemos melhorar ainda mais a formatação através do parâmetro AS, que formata o título das colunas. É como se com ele pudéssemos alterar o nome da coluna apenas para a exibição. Ele é usado da seguinte forma:

SELECT nome AS Nome, email AS EMail, idade as Idade FROM cliente;

Aperfeiçoando o comando Select MySQL

Vejam que nossos campos agora possuem o nome formatado de forma mais elegante, com letras iniciais em maiúsculo. É possível, inclusive, utilizar espaço entre palavras, ou seja, usar mais de uma palavra para rotular uma coluna, da seguinte forma:

SELECT nome AS ‘Nome do Cliente’, endereco AS ‘Endereço’ FROM cliente;

Aperfeiçoando o comando Select MySQL

Reparem que nomeei o nome da coluna contendo mais de uma palavra entre aspas. Isso é necessário para que o MySQL entenda que elas pertencem a uma mesma coluna. Já para a palavra "endereço", as aspas foram necessárias para que o caractere especial cedilha fosse aceito. Sem as aspas ele seria recusado, impedindo que o comando inteiro fosse executado.br />
Order By

Muito bem, agora nossas consultas já estão bem melhores do que as primeiras, mas podemos precisar, por exemplo, ordenar determinados campos alfabeticamente. Para isso faremos uso do complemento ORDER BY. Sua sintaxe é a seguinte:

SELECT nome AS ‘Nome do Cliente’, endereco AS ‘Endereço’ FROM cliente ORDER BY nome;

Aperfeiçoando o comando Select MySQL

Vejam que agora nosso retorno ordenou os nomes por ordem alfabética, ao contrário do SELECT anterior a ele, quando as tuplas apareceram na ordem em que foram inseridas no banco.

Da mesma forma que usamos o campo "nome", poderíamos ter usado um campo do tipo inteiro e, dessa forma ele ordenaria do menor número para o maior.

DESC

Mas e se quiséssemos o retorno na ordem decrescente?

Também é possível, basta que acrescentemos o complemento DESC (abreviação de descending), da seguinte forma:

SELECT nome AS ‘Nome do Cliente’, endereco AS ‘Endereço’ FROM cliente ORDER BY nome DESC;

Aperfeiçoando o comando Select MySQL

Vejam que agora nossa tabela foi ordenada a partir da coluna "nome", mas de forma descendente. No tópico seguinte falarei sobre a cláusula WHERE, que permite que façamos buscas precisas no banco.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.


O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.