Não conseguir inserir acentos em palavras dentro dos alerts do Javascript é um problema bastante comum, mas a solução para isso é simples. Basta efetuar a substituição do caractere com acento pelo seu correspondente, de acordo com a tabela abaixo:

á = \u00e1
à = \u00e0
â = \u00e2
ã = \u00e3
ä = \u00e4
Á = \u00c1
À = \u00c0
 = \u00c2
à = \u00c3
Ä = \u00c4
é = \u00e9
è = \u00e8
ê = \u00ea
ê = \u00ea
É = \u00c9
È = \u00c8
Ê = \u00ca
Ë = \u00cb
í = \u00ed
ì = \u00ec
î = \u00ee
ï = \u00ef
Í = \u00cd
Ì = \u00cc
Î = \u00ce
Ï = \u00cf
ó = \u00f3
ò = \u00f2
ô = \u00f4
õ = \u00f5
ö = \u00f6
Ó = \u00d3
Ò = \u00d2
Ô = \u00d4
Õ = \u00d5
Ö = \u00d6
ú = \u00fa
ù = \u00f9
û = \u00fb
ü = \u00fc
Ú = \u00da
Ù = \u00d9
Û = \u00db
ç = \u00e7
Ç = \u00c7
ñ = \u00f1
Ñ = \u00d1
& = \u0026
' = \u0027

Exemplo: caso queira escrever a palavra "Atenção", seu comando alert ficaria da seguinte forma:

alert("Aten\u00e7\u00e3o");


Outras dicas de Javascript


Bloqueando acentos e caracteres especiais

Bloqueando o botão direito do mouse

Contando palavras em Javascript

Diferenças entre window.location.href e top.location.href

Executando funções Javascript ou jQuery automaticamente durante o carregamento da página

Impedindo seleção de textos

innerText no Firefox

Javascript aguardando para chamar outra função

Recarregando a página em Javascript

Redirecionando após uma mensagem (alert)

Redirecionando em Javascript

Retornando à página anterior

Tabela de acentos em Javascript

Validando datas

Verificando se uma variável Javascript é nula ou está vazia

Você Sabia?

Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.