No final do século XIX, um americano chamado Herman Hollerith (1860-1929) criou uma máquina que conseguia separar cartões perfurados de acordo com suas furações. O objetivo dela era reduzir o tempo gasto pelo governo dos Estados Unidos com o processamento dos dados do censo demográfico. Sua invenção deu tão certo que, enquanto os dados do censo do ano de 1880 levaram sete anos e meio para serem analisados, os de 1890, já utilizando a invenção de Hollerith, levaram apenas dois anos e meio.

Diante dos bons resultados obtidos e da aceitação que sua máquina teve, ele fundou uma empresa para produzir máquinas de tabulação chamada Tabulating Machine Company. Em 1911, uma tripla fusão fez com que nascesse a Computing Tabulating Recording Co. - CTR, empresa formada pela International Time Recording Co., que produzia registradores mecânicos de tempo, a Computing Scale Co., da área de instrumentos de aferição de peso, e a própria Tabulating Machine Company.

Herman Hollerith

Herman Hollerith

A CTR crescia ano após ano e em 1920 o governo brasileiro resolveu contratá-la, a fim de realizar o censo demográfico deste ano num curto espaço de tempo.

A empresa investia grande parte de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento de novas máquinas e, por isso seu leque de produtos era cada vez maior, o que exigia que seus escritórios de vendas tivessem cada vez mais vendedores. O crescimento da empresa era evidente e, em 1924 ela mudou seu nome para IBM – International Business Machine.

Logotipo da IBM

Logotipo da IBM

Como o seu crescimento não parava de superar todas as expectativas, ela criou uma subsidiária independente chamada IBM World Trade Corporation, que deveria representá-la em localidades mais distantes. Na seqüência destes fatos a IBM resolveu instalar uma filial fora dos Estados Unidos e o país escolhido para isso foi o Brasil, que a recebeu definitivamente ainda em 1924. De lá para cá ela continuou seu crescimento e hoje possui fábricas e laboratórios de pesquisas instalados em 15 países e sua subsidiária, a IBM World Trade Corporation, realiza sua atividades em nada menos do que 150 países.

Novo Logotipo da IBM

Logotipo da IBM

Veja abaixo um resumo da história da IBM.

  • 1930 – Iniciou a criação das primeiras filiais nos estados, juntamente com o apoio que a IBM deu ao setor educacional.
  • 1939 – Thomas John Watson inaugurou, no Rio de Janeiro, a primeira fábrica IBM na América do Sul, no bairro de Benfica, cidade do Rio de Janeiro.
  • 1950 a 1954 – Foram introduzidas as primeiras calculadoras eletrônicas e outros equipamentos que alteraram profundamente os métodos de ensino e de produção.
  • 1960 – A IBM lançou o primeiro computador eletrônico IBM: o RAMAC 305.
  • 1960 – Adotou-se a denominação IBM do Brasil, onde a empresa passou a viver a era dos computadores eletrônicos.
  • 1961 – Iniciou-se, na fábrica de Benfica, a montagem dos computadores 1401, o equipamento de maior sucesso na história de processamento de dados.
  • 1963 – Inaugurado da filial de Brasília.
  • 1964 – Com a demanda do mercado mundial de processamento de dados, iniciou-se a exportação de máquinas perfuradoras e verificadoras e, em 1970, o valor das exportações de produtos DP (Data Processing – produtos na área de computação) e OP (Office Products – produtos orientados para escritórios, como as famosas máquinas de Datilografia IBM), fabricados no Brasil já era superior a 14 milhões de dólares.
  • 1966 – A IBM do Brasil assinou com a IBRA o maior contrato de serviços de dados da história da IBM. Lançou-se no mercado brasileiro a máquina de escrever elétrica, IBM 72, e foram assinados também os primeiros contratos para os sistemas IBM 1130 e IBM S/360.
  • Década de 1970 – Marcada pelo crescimento da informatização no Brasil. Introduziu-se o primeiro sistema de teleprocessamento no Bradesco e a instalação do primeiro CPD na Bolsa de Valores. O computador IBM, no ano seguinte, é divulgado por todo o país com um veículo ambulante – o Road Show.
  • 1971 – Inaugurou-se a fábrica de Hortolândia, iniciando-se uma nova fase tecnológica.
  • 1972 - Começa a produção da unidade central de processamento do computador sistema S/370 modelo 145, além das unidades de fitas magnéticas 3420 e controladoras de fitas 3803. Também em Sumaré, começa a produção da família de terminais 3270.
  • 1973 - A produção das impressoras seriais modelo 3287 se inicia.
  • 1974 - A empresa atinge exportações de US$ 54 milhões.

Você Sabia?

O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.


Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.