As propriedades de listas permitem personalizar suas listas, aplicando marcadores personalizados e diversos formatos de números. Vamos a alguns exemplos, começando pela propriedade list-style-type:

Criarei a seguinte lista:

<html>
<body>
<br />
<ul class="listaPersonalizada">
<li/>Processador</li>
<li/>Memória</li>
<li/>Placa de Vídeo</li>
</ul>
</body>
</html>

E o seguinte CSS:

.listaPersonalizada{list-style-type:circle;}

Então teremos a página exibida da seguinte forma:

Listas CSS

Vamos testar outros valores, como list-style-type:square;

Listas CSS

Ou list-style-type:upper-latin;

Listas CSS

Ou ainda list-style-type:upper-roman;

Listas CSS

Outra propriedade interessante é a list-style-image, que permite personalizar a imagem que demarcará cada item da lista. Podemos inserir uma imagem qualquer, vejam:

.listaPersonalizada{list-style-image:url('cd.png');}

E agora vejam nossa página:

Listas CSS

Essa propriedade aceita arquivos PNG, JPEG ou GIF.

Por último temos a list-style-position, que altera o recúo dos itens da lista. Vou criar um exemplo e inserir uma borda, para que fique fácil observar. O CSS vai ficar da seguinte forma:

.listaPersonalizada
{
list-style-image:url('cd.png');
list-style-position:inside;
border:solid;
}

Nossa página ficará assim:

Listas CSS

Agora vou alterar o valor de list-style-position para outside. Notem a diferença:

Listas CSS

A lista fica posicionada sem o recúo criado quando usamos o valor inside.
Essas são as propriedades referentes às listas em CSS.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.