Criar tabelas em HTML pode parecer complicado à primeira vista, mas depois que se entende a estrutura básica das tabelas, fica tudo muito simples.
A tag que determina o início de uma tabela é <table> e seu par de encerramento é </table>
No entanto, para criarmos as colunas e linhas existem outras tags que devem estar dentro da tag <table> .
Para criar uma linha utilizamos <tr> e para encerrá-la </tr>.

As colunas são criadas com <td> e </td>. Se quisermos, por exemplo, criar uma tabela com 3 linhas e 2 colunas, nosso código ficará assim:

<table>
<tr><td> Linha 1, Coluna 1 </td><td> Linha 1, Coluna 2 </td></tr>
<tr><td> Linha 2, Coluna 1 </td><td> Linha 2, Coluna 2 </td></tr>
<tr><td> Linha 3, Coluna 1 </td><td> Linha 3, Coluna 2 </td></tr>
</table>

Isso geraria a seguinte página:

Tag HTML <Table>

As tags <tr> e </tr> determinaram o início e o fim da linha da tabela, enquanto a dupla <td> e </td> ficaram responsáveis por cada célula da tabela. Para delimitar claramente onde uma célula começa, podemos adicionar borda a nossa tabela, bastando inserir o parâmetro border="1" na tag <table>, da seguinte forma:

<table border="1">
<tr><td> Linha 1, Coluna 1 </td><td> Linha 1, Coluna 2 </td></tr>
<tr><td> Linha 2, Coluna 1 </td><td> Linha 2, Coluna 2 </td></tr>
<tr><td> Linha 3, Coluna 1 </td><td> Linha 3, Coluna 2 </td></tr>
</table>

Tag HTML <Table>

Dessa forma fica mais claro distinguir uma célula de outra, bem como as linhas da tabela.
O valor definido na propriedade border determinará, em pixels, a espessura da borda da tabela. Segue um exemplo com valor border=”10”:

Tag HTML <Table>

Outro parâmetro interessante para ser usado nas tabelas é o rowspan, que pode unir linhas de uma mesma coluna, conforme a página abaixo:

Tag HTML <Table>

Para criá-la utilizei o seguinte código:

<table border="2">
<tr><td rowspan="4"> Coluna 1, Célula 1 </td>
<td> Coluna 2, Célula 1 </td>
</tr>
<tr>
<td> Coluna 2, Célula 2 </td>
</tr>
<tr>
<td> Coluna 2, Célula 3 </td>
</tr>
<tr>
<td> Coluna 2, Célula 4 </td>
</tr>
</table>

Percebam que defini, no parâmetro rowspan, dentro da primeira coluna, a quantidade de linhas que gostaria de unir. Então, nas linhas seguintes criei apenas uma coluna.

Bem, essas são as tags responsáveis pela criação de tabelas. Lembre-se que <tr> inicia uma linha e <td> uma célula. É possível, inclusive, criar tabelas aninhadas, ou seja, uma tabela dentro de outra. É só verificar sua necessidade e implementar o código.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.