Bem, agora que já fizemos exemplos simples de como criar e chamar funções em JavaScript, vamos avançar um pouco mais. Vamos fazer, como primeira parte desse tutorial, uma função que leia dois campos de um formulário HTML e exiba seu produto. Para isso faremos uso de uma função muito importante, chamada de getElementById.

Entendendo o getElementById

Esta função permite capturar e manipular campos de formulários HTML a partir do seu identificador id, pois ele é a chave para que o JavaScript consiga localizá-lo. Sua sintaxe é bastante simples. Se quisermos pegar o valor de um campo identificado no código com o id=”telefone” e armazena-lo em uma variável, podemos fazer dessa forma:

var conteudoCampo = document.getElementById(“telefone”).value;

Neste comando temos a palavra document, que representa o objeto atual onde o script se encontra, depois entra a função em si, que no caso é a getElementById, então, entre parênteses especificamos o identificador que estamos procurando, e o complemento value acessa o seu valor.

Essa função é das mais importantes e usadas em JavaScript. Poderíamos também fazer o contrário, que é inserir um valor no campo, a partir da execução do script. Vamos imaginar uma situação totalmente inversa, na qual tenhamos o valor dentro da variável conteudoCampo e queremos inseri-lo no campo identificado como telefone em nosso formulário. Nosso código JavaScript ficaria assim:

document.getElementById(“telefone”).value = conteudoCampo;

O procedimento é semelhante ao de uma atribuição de valor a uma variável. É bastante simples!

Agora vamos ao exemplo do nosso código, que lerá dois campos com números e exibirá uma janela com o produto dos mesmos.

Nosso código ficará assim:

<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />
<title>Untitled Document <title>

<script type="text/javascript">
function calculaTotal() {
var total = 0;
var numero1 = document.getElementById("numero1").value;
var numero2 = document.getElementById("numero2").value;
total = numero1 * numero2;
alert("O valor dessa multiplicação é: " + total);
}

</script>

</head>
<body>
<form>
Valor 1: <input type="text" id="numero1" />
Valor 2: <input type="text" id="numero2" />


<input type="button" onclick="calculaTotal();" value="Multiplicar" />
</form>
</body>
</html>

Para que fique bem claro o funcionamento dessa importante função, vou comentar o código:

getElementById JavaScript

Vamos repassar o código todo. Eu criei a função com o nome de calculaTotal, que não recebe nenhum argumento, por isso o parênteses está vazio. Depois criei a variável total, que vai exibir o valor da multiplicação, e a inicializei com o valor zero. Em seguida criei a variável numero1, que recebe, através do comando document.getElementById, o valor digitado no campo numero1 do formulário HTML. O fato dos nomes da variável e do campo do formulário serem iguais é apenas uma coincidência. Isso não é um problema. O que importa para que essa leitura aconteça corretamente é que o valor entre parênteses no comando document.getElementById seja idêntico ao informado no id do campo do formulário.

Em seguida inseri, na variável total, o valor da multiplicação das variáveis numero1 pela numero2. Por fim, através da função alert, exibi a frase entre aspas, acrescentando o valor da variável total. O resultado, no navegador, é:

getElementById JavaScript

Vamos fazer o inverso. Agora não vamos exibir o resultado numa caixa de alerta, mas sim dentro de um campo do formulário, como se estivéssemos mostrando ao usuário o resultado da soma de itens de uma compra. Vamos inserir mais um campo no formulário com o nome de resultado, dessa forma:

Resultado: <input type="text" id="resultado" readonly="readonly" />

Coloquei também o parâmetro readonly=’readonly’, para que o usuário não possa editar esse campo.

E nossa função JavaScript agora ficará assim:

<script type="text/javascript">
function calculaTotal() {
var total = 0;
var numero1 = document.getElementById("numero1").value;
var numero2 = document.getElementById("numero2").value;
total = numero1 * numero2;
document.getElementById("resultado").value = total;
}

</script>

A execução desse código gerará a seguinte saída:

getElementById JavaScript

Ao clicar no botão, a função foi acionada, fez o cálculo e inseriu, no campo resultado, o valor da multiplicação. Essa técnica de usar o comando getElementById para procurar um campo e depois usar o complemento value para inserir um valor é muito utilizada. Praticamente todos os formulários de cálculo de compras usam essa técnica ou alguma derivada dela.

Ela é bastante simples, mas muito importante!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.


Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".


A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.